15.12.09

 

"Restam pouco mais de três dias para o final da Cimeira de Copenhaga, cujas negociações se encontram num ponto difícil. Os líderes mundiais começam a chegar para as dramáticas decisões finais. O momento pede heroísmo, mas eles não agirão a não ser que a sociedade civil se mobilize.

 


Assine esta petição em massa por um Acordo real e contribua para o tornar histórico!

 

 

Com o tempo a escassear, o desfecho da Cimeira de Copenhaga é ainda incerto. Precisamos de heróis, e rápido. Amanhã, os Presidentes e Primeiros Ministros de todo o mundo chegam a Copenhaga para 60 horas de negociações directas sem precedentes. Cada um decidirá entre dar um heróico passo em frente, ficar calado ou afundar as negociações."

 

 

 

Fonte: Blog da Quercus - Conferência de Copenhaga

 


 

À pouco, em conversa com um amigo, tive conhecimento de um site onde podemos assistir a uma forma completamente desumana de tratar os animais. Para além de estarem a matar animais, fazem-no de uma forma horrivel.

 

Pessoalmente, não consigo sequer assistir ao video, quanto mais imaginar que há pessoas capazes de o fazer. Deixo-vos o link para a página que contém o video também, com o aviso de que este choca qualquer um..

 

A Shocking Look Inside Chinese Fur Farms

 

 


10.12.09

Por estes dias, era impossivel postar sobre qualquer coisa sem ser acerca de " Copenhaga 2009"!

Aliás foi uma das razões pela qual decidi voltar agora ao blog.

 

Para já, deixo-vos apenas um link da página ABC do Ambiente que tem vindo a fazer um óptimo acompanhamento da Cimeira, tenho acompanhado e está realmente muito bom.

 

ABC do Ambiente - Copenhaga 2009

 

 


Boas tardes!

 

Antes de mais, peço desculpa pela minha longa ausência e pelo quase abandono do Verde. Mas parece que a situação está para mudar, a partir de hoje e consoante a disponibilidade, voltarei a postar no Verde.

 

Fiquem atentos!

Link do postPor Daniela, às 17:44  Comentar

8.12.08

 

O objectivo pricipal deste projecto consiste em doar ao Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados cinco milhões de dólares até 2013. A comercialização da Earth Water em Portugal iniciou-se em Setembro nos hipermercados Modelo e Continente.

 

A Earth Water é uma água embalada mineral premium, sendo uma marca ambiental e socialmente responsável, cujo lucro reverte na totalidade a favor dos Programas de gestão de Água nos países em desenvolvimento.
 
Uma vez que todos os dias morrem cerca de 6000 pessoas por falta de àgua potável, e que cada embalagem destas custa apenas 0,64€,  porque não contribuir para esta causa e fazer dela mais uma forma de ajudar ajudar quem precisa.  
 
Mais informações sobre este projecto da UNHCR aqui.

 


 

 

 

Fonte: Quercus TV


29.7.08

 

 

A Área Protegida do Litoral de Esposende (APLE) fica situada no concelho de Esposende e abrange as freguesias de Esposende, Marinhas, Apúlia e Ofir, tendo sido requalificada para Parque Natural do Litoral Norte. Os seus limites também foram alterados, a área ocupada passou de 440 h para 8887 h, incluindo área marinha até às 2,5 milhas.

 

É constituída por praias e dunas, às quais se associam rochedos costeiros, os estuários dos rios Cávado e Neiva, manchas de pinhal e mata, paisagens rurais e agrícolas. Esta área tem uma já longa tradição agrícola, especialmente na apanha do sargaço (algas do marinho) e do pilado (pequenos crustáceos) e no cultivo das masseiras.

 

 

Em termos de flora, a vegetação dunar é fundamental pelo seu papel decisivo na fixação das areias. Aqui se encontram espécies como o cardo-marinho, o estorno e os cordeirinhos-da-praia. Nas zonas de transição para o mato surgem algumas espécies exóticas como o chorão e a acácia, e mais para o interior existem manchas de pinheiro-bravo.

 

Na fauna há uma predominância da avifauna, sendo observáveis diversas espécies migradoras e residentes como a garça-real, o pato-real e o guarda-rios comum. A lampreia, a enguia, o robalo e a tainha são os peixes mais abundantes.

 

De referir ainda um dos elementos mais emblemáticos desta área de paisagem protegida: os característicos moinhos de vento espalhados ao longo do areal da Apúlia, singelas construções magnificamente integradas na paisagem.

 

Existem também vários percursos pedestres/interpretativos!

 

Fonte: Lifecooler

 

 

Para mais informações consultar APLE - Área Protegida do Litoral de Esposende

 

Link do postPor Daniela, às 21:03  Comentar

27.7.08

 

 

"O tão ansiado desenvolvimento do distrito de Vila Real, com a construção de auto-estradas, parques eólicos e barragens, vai colidir directamente com o lobo ibérico colocando em causa a sua sobrevivência neste território, alertou hoje o Grupo Lobo.

 

As alterações no habitat destes animais são tão «grandes» que podem mesmo, segundo a bióloga Ana Margarida Guerra, levar à extinção do lobo na área do distrito de Vila Real. «Nestes últimos anos registou-se um decréscimo da população e, actualmente, pensamos que haverá menos de 90 lobos neste território», referiu a investigadora.

 

Para que a sobrevivência da espécie seja assegurada, o Grupo Lobo defende a integração desta área num Plano Nacional de Acção para o Lobo, «há muitos anos previsto e nunca implementado»."

 

(Ler noticia completa)

 

Fonte: IOL Diário

Link do postPor Daniela, às 21:04  Comentar

26.7.08

 

O que é a lista vermelha de peixes?

A lista de peixes da Greenpeace para Portugal é uma lista de espécies que são vendidas nos supermercados portugueses e que correm sérios riscos de serem provenientes de pescas ou viveiros insustentáveis.

 

 

 

 

A Greenpeace lançou a lista vermelha dos peixes ameaçados que estão a ser comercializados em Portugal. Entre os peixes da lista está o bacalhau do Atlântico, o atum e o camarão tropical, para citar apenas alguns, e a Greenpeace saiu à rua para informar a população portuguesa sobre os riscos do consumo insustentável desses peixes, alertando para o fato de que, para continuarmos a poder comer peixe no futuro, é preciso agir hoje!

A Greenpeace, juntamente com alguns cientistas, desenvolveu uma metodologia para avaliar o estado da exploração da maioria dos viveiros, além dos métodos empregados na pesca ou na produção de peixes, considerando também os métodos destrutivos de pesca.

 

 

Fonte: Greenpeace Portugal

 

 

Para mais informações, consultem o site da greenpeace ou sigam os links do post!

E não se esqueçam, divulguem e colaborem.

 

 

 


 

Não sei se repararam, mas há imenso tempo que não posto por estes lados.

Fi-lo hoje e espero continuar a faze-lo como fazia!


7.5.08

No âmbito da Estratégia Nacional para a Energia lançada pelo Governo de Portugal, o ABCDaEnergia.com, decidiu criar um concurso através do YouTube que pretende lançar um desafio a Portugal e à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (principalmente alunos, professores e escolas), a fazer um "filme" em telemóvel cujo tema seja a Energia.

 

Portugal e o planeta Terra precisam de ti! Cria um filme com menos de 2 minutos e apoia a causa da Energia.
Faz parte da "geração verde"! Junta-te ao movimento da poupança de energia! Contribui para a alteração de comportamentos e atitudes!
Além de um “despertar de
CO2nsciências” para a problemática da mudança climática e o aquecimento do planeta, este concurso será também uma excelente forma de lembrar que temos de diminuir a emissão de CO2 e chamar a atenção para a necessidade de poupança de energia.

Post retirado do blog da iniciativa.

 

Visita o blog Filmes com Energia para mais informações: 

http://filmescomenergia.blogspot.com



Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Maio 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
para tu informação eu acho que tu não sabes muito ...
Olá!! Eu tenho o meu porquinho faz já algum tempo,...
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Posts mais Comentados
51 Comentários
28 Comentários
subscrever feeds
blogs SAPO