16.9.08

A organização do concerto da Madonna aceitou o desafio da SPV:

reciclar 100% dos resíduos de embalagens

 
 
Sociedade Ponto Verde
atribui selo 100R® ao concerto de Madonna
 
A “rainha da Pop” está de volta a Portugal para mais um concerto, no qual se prevêem que cerca de 75 mil pessoas rumem até ao Parque da Bela Vista, em Lisboa. Naquela que é a segunda vez em que a cantora Madonna contempla Portugal na tournée internacional, o espectáculo vai assumir uma dimensão pró-ambiente. O concerto vai ser certificado com o símbolo 100R®, um desafio concebido pela Sociedade Ponto Verde, entidade que em Portugal é responsável pela gestão de resíduos de embalagens (RE). Este é o primeiro grande concerto de uma artista de renome internacional, a aderir a esta iniciativa da SPV. O 100R® visa certificar eventos, espectáculos ou espaços comerciais com uma «garantia ponto verde» em que os RE gerados nesses locais são, posteriormente, encaminhados correctamente para reciclagem.
 

Fonte: www.pontoverde.pt

 

Quanto ao concerto propriamente dito prefiro não fazer comentários. Estive lá e tirei duas fotografias com interesse para este blog.

 

Uma captada junto ao local onde "revistavam" os espectadores. Aqui  existia apenas um contentor (com tampa cinzenta - destinado aos resíduos indiferenciados) e onde se amontoaram garrafas, copos, papel, etc.

 


Tirei outra mais à frente. Uma reserva de contentores vazios (com tampa amarela) à espera de embalagens de plástico (garrafas e copos).

 

 

Vou acreditar que, no final do concerto, as equipas de limpeza tenham recolhido e separado todos os resíduos que os 74.999 espectadores produziram no Parque da Bela Vista. Eu optei por levar para casa as garrafas vazias...

 

100R... 100+ comentários!

Link do postPor Ambientudo, às 10:46  Comentar

6.9.08

 

 

Não sou assim tão velho mas recordo-me de ter usado livros emprestados dos meus irmãos, de familiares ou de amigos... E foram usados durante vários anos lectivos sem se tornarem obsoletos. Também sou do tempo em que não se escrevia nos livros e por esta razão podiam ser reutilizados bastantes vezes. Cumpria-se uma regra: os exercícios eram resolvidos nas sebentas ou nos cadernos diários.

 

Agora é diferente. As editoras insistem em fazer com que os alunos escrevam nos próprios manuais - inutilizando-os de forma a não facilitar a reutilização.

 

Mas sobre isto já as associações de pais e o próprio Governo se têm debatido e legislado (Lei 47/2006, de 28 de Agosto). Muito se tem escrito mas pouco se tem feito... até há pouco tempo.

 

Felizmente agora existe o Clube dos Livros, projecto que tem o apoio de diversas entidades.

 

Esta semana experimentei este novo método de aquisição de livros. Em poucas palavras é assim que funciona:

 

1º - Através dos "Livrões" o Clube recolhe livros usados, mas em bom estado de conservação e paga 20% do seu valor - ganhamos na venda!

2º - O Clube vende os manuais escolares em "2ª mão" por 50% do valor do livro - poupamos na compra!

 

Assim, poupam os Pais. Ganha o Ambiente. Ganhamos todos nós!

 

Eu já me registei. Encomendei os livros eem 48 horas entregaram-nos em mão. Estão usados mas em perfeito estado de conservação.

 

Faça como eu: Registe-se no Cube dos Livros e comece já a ganhar e a proteger o ambiente.

 

 

Link do postPor Ambientudo, às 00:02  Comentar

30.7.08

Será emitido hoje, dia 30 de Julho, pelas 23H00, na RTPN, canal de cabo da televisão pública, o sexto programa da série "Futuro Comum", resultado de uma parceria entre o Programa Gulbenkian Ambiente e a RTP.

 

A edição desta noite será inteiramente dedicada ao tema da «Mobilidade e Transportes», numa abordagem que versará os diferentes aspectos da (in) sustentabilidade do modelo vigente, baseado na primazia do modo rodoviário e na predominância do transporte privado: a vertente ambiental, os impactos no urbanismo e ordenamento do território, as potencialidades de mudança, e o papel indispensável das políticas públicas.

 

O programa, com a duração de 50', contará com duas reportagens e com um debate em estúdio.

 

Nas reportagens participaram Fernando Nunes da Silva, José Manuel Viegas, e João Francisco dos Reis Simões.Em estúdio, para além das presenças habituais da jornalista Fernanda Freitas e de Viriato Soromenho-Marques, darão igualmente o seu contributo Rosário Macário e João Joanaz de Melo.

 

> Ver Programação da RTP N <

 

Fica aqui um extracto do primeiro programa dedicado às "Alterações Climáticas" 

 

Link do postPor Ambientudo, às 14:24  Comentar


Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Maio 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
Acabei de avistar uma Poupa, ave de extrema beleza...
o mundo precisa dessa ação!Temos que ter mais aten...
Além das propriedades medicinais, também é comestí...
Posts mais Comentados
55 Comentários
28 Comentários
subscrever feeds
blogs SAPO