27.6.07

 

Apesar do seu nome, a origem desta espécie está na América do Sul, onde um parente selvagem do nosso porquinho doméstico, pode ser ainda hoje encontrado, nas regiões do Noroeste e Sudeste deste continente, tendo sido domesticados pelos Incas, muito antes dos primeiros europeus terem por lá aportado. Reconhecidos como animais sagrados, eram usados em cerimoniais.

Como animal de estimação, o Porquinho-da-índia tem vindo a ser promovido, nos últimos anos, a um patamar muito interessante.

 

Hoje em dia existem muitos criadores e fãs de porquinhos por todo o mundo.

 

Em Portugal, ainda há poucos anos, os Porquinhos-da-Índia eram considerados apenas como petisco culinário em algumas regiões do país, mas o interesse por eles como animal de companhia está a crescer rapidamente, existindo já alguns criadores portugueses que fazem criação das mais diferentes raças e que têm interesse em mostrá-las.


O carácter carinhoso e o seu ar de mascote, levou a que fosse cada vez mais acarinhado e faz dele um caso de sucesso como animal de companhia.

 


Manter um Porquinho-da-índia é relativamente fácil, não precisa de uma gaiola muito grande (no mínimo 60x80cm, mas quanto maior, melhor!), não é ruidoso e não tem cheiro intenso.

Os Porquinhos são animais sociais que nunca devem estar sozinhos. O melhor é ter um par do mesmo sexo junto, dado que os porquinhos, como todos os roedores, têm grandes ninhadas num curto espaço de tempo.

 

Devem ainda ter a possibilidade de fazer exercício diário fora das gaiolas, de maneira a manterem a forma.

 

As gaiolas devem ser limpas com muita frequência de modo a evitar cheiros.

 

A cama deve ser feita com aparas de madeira ou outro material próprio que se pode encontrar nas lojas de animais.

Os Porquinhos-da-índia mais comuns são tricolores de pêlo curto, mas existe uma grande variedade de raças e cores.

Tamanho: Em adulto, o seu tamanho pode atingir os 25 cm e o seu peso entre 750 e mais de 1kg.

Longevidade: 5 a 6 anos em média, podendo chegar aos 8.

Alimentação: ervas frescas e compridas, cenouras, peras, maçãs, alface (em pequenas quantidades), pimentos, pepinos, uvas, coentros, espinafres, tomates, dentes-de-leão, rama das cenouras, trevos, courgetes.

 

 

Exemplo de um menu fácil de preparar para os Porquinhos-da-índia:

Manhã: Cenouras e Feno
Almoço: Legumes ou Fruta

Tarde: Comida seca de Pacote (1-2 colher de sopa por animal) e um pouco de fruta, alface ou pepino

 

 

As 5 Regras básicas para ser um bom Dono

1 - Os porquinhos têm carência de Vitamina C, dê regularmente fruta e vegetais frescos, acompanhados de ração própria.

2 - Os porquinhos necessitam de ter sempre Feno disponível, de forma a evitar problemas dentários.

3 - Os porquinhos são animais sociais, é sempre aconselhável ter 2 do mesmo sexo, para evitar grande procriação.

4 - Os porquinhos precisam de uma gaiola com espaço, no mínimo de 60x80cm, maior sempre que possível.

5 - Em caso de doença, consulte sempre um veterinário especialista em Exóticos.

 

Para quem quiser saber mais informações acerca deste animal, pode visitar por exemplo o sitio dos Porquinhos, é um site que dispõe de informação mais detalhada e precisa sobre os porquinhos-da-india, nomeadamente nas áreas de Alimentação e Alojamento, adopcção, etc...


As fotos que estão neste post são do meu porquinho, tenho-o à relativamente pouco tempo, mas posso dizer que é um excelente animal para se ter em casa, não dá muito trabalho, são super queridos e apenas exigem uma coisa, que é nos primeiros dias ter-mos paciencia com eles pois assustam-se muito facilmente connosco, depois rapidamente se habituam à nossa presença (e nós à deles) e são uns animais adoráveis!


Já agora aproveito para pedir uma sugestão...preciso de um nome para ele!! se alguém tiver alguma ideia que queira partilhar, está à vontade!

 

 
sinto-me:
Link do postPor Daniela, às 15:55  Comentar

De Bela a 15 de Junho de 2018 às 17:36
Tive q ficar com um porquinho e estou tendo q me virar. Conselho não compre quem tem alergia, onde está fica com o cheiro do xixi, da um gasto de vinte reais todo mês, pra mim da trabalho, pois tem q limpar o xixi e cocô todo dia, pra quem não pediu, é demais. Não interage muito. Resumo não compre antes de ver o trabalho e gasto q dá, e tbm se é alérgico não compre. Seus pelos voam pela casa toda. Já encontrei na comida. Eca. Tem q querer, saber sobre o animal e gostar, e saber q dura 8 anos, vcs Vai ter q viver com ele 8anos. Aff

De Lara Isabela Branco Bueno a 18 de Setembro de 2018 às 04:38
Ola
Comprei um porquinho da india
Ele é macho..ele tinha ja um dono...to tentando fz de tudo pra ele perder medo de mim ...ter mais confiança mas eu n consigo...ele so fica na casinha...come certinho... Me ajudem q tecnica usar para ele pegar amor em mim...sera q demora ? 

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Junho 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
13
15
16

17
18



Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
Conheça a Riviera de São Lourenço localizada no Li...
Conheça a Riviera de São Lourenço localizada no Li...
Localizado em um dos melhores pontos da praia de M...
Posts mais Comentados
54 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO