27.6.07

 

Apesar do seu nome, a origem desta espécie está na América do Sul, onde um parente selvagem do nosso porquinho doméstico, pode ser ainda hoje encontrado, nas regiões do Noroeste e Sudeste deste continente, tendo sido domesticados pelos Incas, muito antes dos primeiros europeus terem por lá aportado. Reconhecidos como animais sagrados, eram usados em cerimoniais.

Como animal de estimação, o Porquinho-da-índia tem vindo a ser promovido, nos últimos anos, a um patamar muito interessante.

 

Hoje em dia existem muitos criadores e fãs de porquinhos por todo o mundo.

 

Em Portugal, ainda há poucos anos, os Porquinhos-da-Índia eram considerados apenas como petisco culinário em algumas regiões do país, mas o interesse por eles como animal de companhia está a crescer rapidamente, existindo já alguns criadores portugueses que fazem criação das mais diferentes raças e que têm interesse em mostrá-las.


O carácter carinhoso e o seu ar de mascote, levou a que fosse cada vez mais acarinhado e faz dele um caso de sucesso como animal de companhia.

 


Manter um Porquinho-da-índia é relativamente fácil, não precisa de uma gaiola muito grande (no mínimo 60x80cm, mas quanto maior, melhor!), não é ruidoso e não tem cheiro intenso.

Os Porquinhos são animais sociais que nunca devem estar sozinhos. O melhor é ter um par do mesmo sexo junto, dado que os porquinhos, como todos os roedores, têm grandes ninhadas num curto espaço de tempo.

 

Devem ainda ter a possibilidade de fazer exercício diário fora das gaiolas, de maneira a manterem a forma.

 

As gaiolas devem ser limpas com muita frequência de modo a evitar cheiros.

 

A cama deve ser feita com aparas de madeira ou outro material próprio que se pode encontrar nas lojas de animais.

Os Porquinhos-da-índia mais comuns são tricolores de pêlo curto, mas existe uma grande variedade de raças e cores.

Tamanho: Em adulto, o seu tamanho pode atingir os 25 cm e o seu peso entre 750 e mais de 1kg.

Longevidade: 5 a 6 anos em média, podendo chegar aos 8.

Alimentação: ervas frescas e compridas, cenouras, peras, maçãs, alface (em pequenas quantidades), pimentos, pepinos, uvas, coentros, espinafres, tomates, dentes-de-leão, rama das cenouras, trevos, courgetes.

 

 

Exemplo de um menu fácil de preparar para os Porquinhos-da-índia:

Manhã: Cenouras e Feno
Almoço: Legumes ou Fruta

Tarde: Comida seca de Pacote (1-2 colher de sopa por animal) e um pouco de fruta, alface ou pepino

 

 

As 5 Regras básicas para ser um bom Dono

1 - Os porquinhos têm carência de Vitamina C, dê regularmente fruta e vegetais frescos, acompanhados de ração própria.

2 - Os porquinhos necessitam de ter sempre Feno disponível, de forma a evitar problemas dentários.

3 - Os porquinhos são animais sociais, é sempre aconselhável ter 2 do mesmo sexo, para evitar grande procriação.

4 - Os porquinhos precisam de uma gaiola com espaço, no mínimo de 60x80cm, maior sempre que possível.

5 - Em caso de doença, consulte sempre um veterinário especialista em Exóticos.

 

Para quem quiser saber mais informações acerca deste animal, pode visitar por exemplo o sitio dos Porquinhos, é um site que dispõe de informação mais detalhada e precisa sobre os porquinhos-da-india, nomeadamente nas áreas de Alimentação e Alojamento, adopcção, etc...


As fotos que estão neste post são do meu porquinho, tenho-o à relativamente pouco tempo, mas posso dizer que é um excelente animal para se ter em casa, não dá muito trabalho, são super queridos e apenas exigem uma coisa, que é nos primeiros dias ter-mos paciencia com eles pois assustam-se muito facilmente connosco, depois rapidamente se habituam à nossa presença (e nós à deles) e são uns animais adoráveis!


Já agora aproveito para pedir uma sugestão...preciso de um nome para ele!! se alguém tiver alguma ideia que queira partilhar, está à vontade!

 

 
sinto-me:
Link do postPor Daniela, às 15:55  Comentar

De Solange a 18 de Novembro de 2008 às 23:07
Olá,

Tenho uma porquinha da índia que se chama Quiquinha, ela é muito fofa, carinhosa, brincalhona é realmente um bichinho sociável. Uma das coisas que ela mais gosta de fazer é brincar.... ela adora quando coloco uma almofada em pé outra em cima encostado no sofá fazendo um túnel, ela sai correndo pula no encosto do sofá pula em cima da almofada, sai correndo pelo sofá e fica fazendo um circuíto, é realmente muito linda, naum é pq é minha fofucha mas realmente é muito linda, amo ela desde que ganhei. Ela tbm tem mania de ficar dando uns pulinhos com gritinhos quando tento fazer cocegas nela é muito engraçado.
Era só um recadinho da minha CUIQUI, no mural, hshshsh....
Bjkxssssssss Galera!!!!!!!!!!

De pATRICIA a 27 de Setembro de 2009 às 23:30

oI, como penso em comprar um porquinho esta semana, só queria tirar uma dúvida: eles fazem muito xixi pela casa, quando estão soltos? Dá pra ficar no colo sem que nos sujem, e façam xixi no nosso colo?

De *-* a 31 de Maio de 2014 às 21:16
Eles fazem pouco xixi e cocô,e o xixi dele não suja nada,é pouquinho,só umas gotinhas.Já o cocô são só umas sementinhas.

De Juliana santos a 20 de Agosto de 2019 às 12:35
Aff meu namorado  me chamou de porquinha da india gente do céu to rindo de desespero kkkkk o porquinho tem isso tudo de características só coisas boas

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Junho 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
13
15
16

17
18



Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
Acabei de avistar uma Poupa, ave de extrema beleza...
o mundo precisa dessa ação!Temos que ter mais aten...
Além das propriedades medicinais, também é comestí...
Posts mais Comentados
55 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO