A Área Protegida do Litoral de Esposende (APLE) fica situada no concelho de Esposende e abrange as freguesias de Esposende, Marinhas, Apúlia e Ofir, tendo sido requalificada para Parque Natural do Litoral Norte. Os seus limites também foram alterados, a área ocupada passou de 440 h para 8887 h, incluindo área marinha até às 2,5 milhas.
É constituída por praias e dunas, às quais se associam rochedos costeiros, os estuários dos rios Cávado e Neiva, manchas de pinhal e mata, paisagens rurais e agrícolas. Esta área tem uma já longa tradição agrícola, especialmente na apanha do sargaço (algas do marinho) e do pilado (pequenos crustáceos) e no cultivo das masseiras.
Em termos de flora, a vegetação dunar é fundamental pelo seu papel decisivo na fixação das areias. Aqui se encontram espécies como o cardo-marinho, o estorno e os cordeirinhos-da-praia. Nas zonas de transição para o mato surgem algumas espécies exóticas como o chorão e a acácia, e mais para o interior existem manchas de pinheiro-bravo.
Na fauna há uma predominância da avifauna, sendo observáveis diversas espécies migradoras e residentes como a garça-real, o pato-real e o guarda-rios comum. A lampreia, a enguia, o robalo e a tainha são os peixes mais abundantes.
De referir ainda um dos elementos mais emblemáticos desta área de paisagem protegida: os característicos moinhos de vento espalhados ao longo do areal da Apúlia, singelas construções magnificamente integradas na paisagem.
Existem também vários percursos pedestres/interpretativos!
Fonte: Lifecooler
Para mais informações consultar APLE - Área Protegida do Litoral de Esposende