27.7.08

 

Promover a redução do uso de sacos de plástico é o objectivo previsto numa resolução da Assembleia da República, publicada em Diário da República, no passado dia 23 de Julho, na qual se incentiva o Governo a ir ao encontro deste fim.
A resolução recomenda, desde já e até 2013, campanhas de sensibilização ao consumidor visando a redução e cessação do uso de sacos de plástico de compras convencionais e sua substituição por sacos reutilizáveis, como as tradicionais alcofas, sacos de pano ou troleys.
Para além disso, é proposta a promoção, junto das superfícies comerciais, de estratégias para tornar «mais fácil e apetecível» a utilização de sacos reutilizáveis, designadamente através de um desconto simbólico na factura das compras a quem prescindir de levar sacos convencionais. Para além disso, propõe a obrigatoriedade dos sacos de plástico conterem mensagens alertando para os impactes ambientais e energéticos negativos dos mesmos.
Criar prémios e outros incentivos financeiros e fiscais para a promoção do desenvolvimento de tecnologias de produção de plásticos com recurso a fontes renováveis que envolvam preferencialmente como matéria-prima produtos secundários derivados de agricultura, pesca e indústria, e que tenham como um dos produtos resultantes sacos de plástico biodegradáveis e compostáveis, é outra das medidas propostas.
Por fim, prémios e outros incentivos financeiros ou fiscais para autarquias e outras entidades públicas responsáveis por sistemas de gestão de resíduos sólidos urbanos, para que procedam à progressiva substituição, até 2013, dos sacos de lixo convencionais por outros totalmente biodegradáveis e compostáveis.
 
Link do postPor AndréV, às 23:14  Comentar

De catarina a 28 de Julho de 2008 às 10:55
olá
infelizmente eu já nao acredito em sensibilizaçoes ou coisas parecidas..lamento mt.

com a nossa gente,só mesmo proibindo ou fazendo pagar caro..doutra forma n resulta.Já recuso sacos d eplastico ha muito, e já fui bem "gozada" por isso,inacreditavel.Numa das vezes,até k foi bom,senti.me tao enervada k soltei a irreverente k ha em mim e respondi á altura..saí de lá..satisfeita!!!! :-))))
beijinhos

De AndréV a 28 de Julho de 2008 às 12:41
tens toda a razao catarina

é talvez por isso que os do partido os verdes querem a total proibiçao de sacos de plastico. parecete lunatico? nao, na china foram proibidos e é um pais com montes e montes de populaçao. e pelos vistos esta a resultar!

De AndréV a 28 de Julho de 2008 às 12:42
pelo menos poderia ser obrigatorio cobrar pelos sacos como se faz no pingo doce e no mini-preço que pelo menos reduz em metade o desperdicio

De Mariana a 28 de Julho de 2008 às 20:29
O problemas está nas grandes superfícies como por exemplo o Continente, que apesar de sensibilizarem a diminuírem os sacos de plástico, sempre que vou lá vejo imensos sacos espalhados no fim da caixa... Mesmo como a pedir para os levar...
E ao mesmo tempo tem os de "quando está velho nós trocamos" em cima da caixa registadora.
Que hipocrisia...
Se eles fossem a pagar, nem que fosse 2 cent . cada as pessoas ponham-se a criticar, mas ao menos não levam tantos.

De AndréV a 28 de Julho de 2008 às 23:29
e nao sei se reparas no saco diz por todo o lado "amigo do ambiente biodegradavel bla bla bla bla...."

De acompanhantes sp a 16 de Fevereiro de 2011 às 13:18
Aos poucos as coisas vão melhorando, temos que manter a esperança e fazer ações concretas.

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Julho 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
14
16
18
19

20
21
22
23



Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
Conheça a Riviera de São Lourenço localizada no Li...
Conheça a Riviera de São Lourenço localizada no Li...
Localizado em um dos melhores pontos da praia de M...
Posts mais Comentados
54 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO