27.5.08

 

O Parque Natural do Alvão é uma área protegida de Portugal que possui reduzidas dimensões e situada entre os concelhos de Mondim de Basto e Vila Real. Foi criado em 1983.

A principal curiosidade geológica é a queda de água conhecida como as "Fisgas de Ermelo".

A fauna característica é:

  • Águia-real (praticamente extinta);
  • Lobo-ibérico (Canis lupus signatus);
  • Gato-bravo
  • Toupeira-de-água
  • Falcão-peregrino

É uma serra de grande beleza. Vale mesmo a pena uma visita se for do Norte, ou até mesmo do Sul. É uma óptima alternativa à Serra da Estrela no Inverno se quiser apenas disfrutar da neve por algumas horas. Aproveite depois para dar um salto a Mondim de Basto e o imponente monte Farinha ou, popularmente chamado, Sr.ª da Graça. Se quiser fique alojado no Aqua Hotel de Mondim de Basto ****, que possui belíssimas vistas para o rio Tâmega. Uma visita extremamente relaxante.

 

Link do postPor AndréV, às 22:01  Comentar

De jotajota a 29 de Maio de 2008 às 22:52
Terra bonita cheia de encantos. Pena é estarem a dar cabo do Monte da Srª da Graça com as pedreiras ilegais que por lá andam a extrair pedra em terrenos da reserva ecológica nacional. Alguns veem, todos sabem e ninguém actua. País verde ????????????????????????

De AndréV a 6 de Julho de 2008 às 00:05
sim é verdade.

já no outro dia disse que do lado esquerdo está a ficar um pouco feiote...

nao sei se alguem já foi fazer queixa à camara ou a outro sitio qualquer

De alvaro a 9 de Setembro de 2008 às 23:30
Excelente sugestão para um fim-de-semana.
Estive recentemente na zona, fui ao monte farinha e daí arranquei para o Parque do Alvão. Fiz um pic-nic perto das Fisgas e fui ver Lamas de Olo (fiquei um pouco desiludido). Desci depois e fiquei alojado no Agua Hotel em Vilar de Viando (recomendo vivamente, de preferência a suite que compensa largamente a diferença de preço). Á noite jantei na Adega dos Sete Condes em Mondim, uma posta de vitela maronesa divinal. No dia seguinte fiz a viagem de regresso com paragem em Guimarães cujo centro histórico vale a pena visitar e terminei com uma subida á Penha em teleférico.

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Maio 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
17

19
21
23
24

28
29
30
31


Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
Conheça a Riviera de São Lourenço localizada no Li...
Conheça a Riviera de São Lourenço localizada no Li...
Localizado em um dos melhores pontos da praia de M...
Posts mais Comentados
54 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO