Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Blog Verde

O Blog Verde

Contactar o Verde

Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com

 

Os vegetarianos muitas vezes são vistos como chatos por pregarem que não devemos comer carne. Com a recente divulgação do impacto que estes animais que comemos causam no nosso meio ambiente, os vegetarianos mostram que têm forte argumento.

Estudos sobre os ruminantes (cuja a carne chamamos de "carne vermelha") mostram que eles libertam grande quantidade de gás metano (gás do efeito estufa) no meio ambiente devido à flatulência que a digestão da celulose provoca. Além disto, a demanda por carnes impulsiona a derrubada de florestas para dar lugar a pastagens. Para piorar o quadro, o carvão vegetal você já deve saber de onde vem. E a queima do carvão também contribui para o aquecimento global. Outro facto é que para atingir o ponto de abate cada kg de carne vermelha precisa consumir 200 litros de agua e que cada kg de carne branca, 10 litros.

De qualquer modo, nutricionalmente, não devemos desprezar o valor da carne: é uma boa fonte de ferro e aminoácidos essenciais.

Você não precisa fazer como os vegetarianos, mas é aconselhável moderar o consumo das carnes, não ultrapassando a quantidade de 170 gramas/dia, dando preferência à carne magra.

 

Fonte: Meio Ambiente Urgente

Semana no Verde


2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver

2 comentários

  • Imagem de perfil

    AndréV 31.03.2008

    eu por acaso como carne vermelha quase todos os dias mas é mais porco (acho que à carne do porco também se chama carne vermelha), mesmo assim vou tentar reduzir e comer mais peixe que é coisa que só como três ou quatro vezes por semana.

    não sei se consigueria ser vegetariano, somos educados numa sociedade que come muita carne e já me habituei a ela

    obrigado pela visita : )
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.