Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Blog Verde

O Blog Verde

Contactar o Verde

Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com

A primeira vista são apenas imagens que retratam os encantos naturais dos rios franceses. Mas invisíveis no meio da beleza destas correntes estão escondidos perigos para a saúde pública.

A poluição com nitratos é um problema em vários pontos de captação de água potável em França. Chegaram a ser 37, as bacias hidrográficas poluídas. Hoje são apenas 9 e as medidas que Paris diz estar a colocar em prática levaram a Comissão Europeia a suspender a acção que tem pendente na justiça que pode levar o estado francês a pagar uma multa de 28 milhões de euros.

Os pontos negros estão situados essencialmente no noroeste da França, nomeadamente na Bretanha onde se concentram metade das suiniculturas e aviários franceses, para além de 30% da criação bovina a que à que juntar ainda a produção intensiva de legumes. Resultado: em 9 bacias hidrográficas, a concentração de nitratos ultrapassa os 0,5 miligramas por litro, autorizados pela directiva comunitária de 1975.

Até 2009, a França promete entrar na legalidade. A Comissão Europeia vai estar muito atenta aos esforços de Paris para garantir uma água de qualidade para as gerações vindouras.

Clica aqui para veres a reportagem em vídeo
Fonte: Euronews

Semana no Verde


2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver

5 comentários

Comentar post