27.8.07

Um grupo de turistas teve a desagradável surpresa de assistir à arpoagem, por pescadores nipónicos, de uma baleia que tinham acabado de observar ao largo da ilha de Hokkaido (norte do Japão), escreve hoje o diário Mainichi Shimbun.

As duas dezenas de turistas, entre os quais estrangeiros, viajavam numa embarcação de observação na esperança de ver cetáceos no mar de Okhotsk e de facto viram uma baleia no estreito de Baird, mas esta estava a ser arpoada por um um navio baleeiro.

Segundo o jornal, vários turistas sentiram-se nauseados perante o sangrento espectáculo e as crianças entraram em choque.

A baleia de Baird (Berardius bairdii), contudo, não é considerada uma espécie ameaçada, de acordo com o jornal Mainichi Shimbun.

As saídas para o mar para observar cetáceos tornou-se uma indústria em plena expansão em Hokkaido e noutros lugares do Japão, mas esta actividade dificilmente se conjuga com a tradição nipónica da caça à baleia.

O Japão contorna todos os anos a moratória internacional em vigor desde 1986 pescando um milhar de baleias para fins «científicos», o que lhe vale sistemáticas criticas das associações ecologistas anglo-saxónicas.

O governo japonês esforça-se por defender a práctica de caça à baleia, que considera como fazendo parte das tradições culturais e culinárias nacionais.

Diário Digital / Lusa

Link do postPor Ventura, às 21:37  Comentar

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Agosto 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
16
17

19
21
22
23
24
25

26
28
29
30
31


Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
para tu informação eu acho que tu não sabes muito ...
Olá!! Eu tenho o meu porquinho faz já algum tempo,...
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Posts mais Comentados
51 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO