Aves em Portugal - Mobelha-pequena
Nome comum: Mobelha-pequena
Nome científico: Gavia stellata
Nome em inglês: Red-Throated Diver Red-Throated Loon na América do Norte)
Distribuídas pela Eurásia e pelo Canadá, esta ave esbelta e graciosa, é a mais pequena e a mais distribuída pertencente à família Gaviidae . Ao contrário dos seus parentes mais próximos, que necessitam de uma grande distancia para levantar vôo , esta consegue levantar vôo em pequenos charcos.
Normalmente possui um comprimento de 55 a 87 centímetros, com uma envergadura de 91 a 110 centímetros . Os adultos possuem a cabeça cinzenta, um pescoço largo com a garganta avermelhada. No inverno o seu corpo é mais claro e no verão mais escuro. A íris também é vermelha. O seu peso varia entre o 1 e 1.2Kg . O macho é um pouco maior que a fêmea.
Como adaptação ao mergulho, as suas narinas são estreitas e alongadas. Esta espécie, coo todas as mergulhadoras, é uma especialista na caça aos peixes chegando a mergulhar a uma profundidade superior a 7.5 metros. No chão estas aves são muito trapalhonas .
Esta ave é monogâmica a longo termo, ou seja, possui apenas um companheiro durante muito tempo. O seu ritual de acasalamento é complexo e a copulação é repetida várias vezes.
Costuma reproduzir-se em lagos e passam o inverno ao largo da costa. A fêmea costuma ter uma postura de 2 ovos, que são incubados pelos dois progenitores durante 28 dias. Após os ovos eclodirem inicia-se uma competição entre os dois jovens pelo alimento o que acaba por levar à morte de um deles (o mais fraco).