Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Blog Verde

O Blog Verde

Contactar o Verde

Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com

A taxa de desflorestação da Amazónia caiu 25,3 por cento entre Agosto de 2005 e Julho de 2006, tendo sido devastados 14.039 quilómetros quadrados de floresta, equivalente a 15 por cento do território português, divulgou hoje (10 de Agosto) o governo brasileiro.

Foi a segunda diminuição consecutiva da desflorestação da Amazónia, já que entre 2004 e 2005 se registou uma redução de 31 por cento, com uma área devastada de 18.790 quilómetros quadrados.

"Isso mostra que antes havia uma tendência de crescimento e que agora está a cair significativamente", afirmou o presidente do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), Gilberto Câmara.

A área desflorestada de 2005 a 2006 é maior, entretanto, do que a estimativa do governo divulgada em Outubro pelo governo, que era de 13.100 quilómetros quadrados.

De acordo com o levantamento, 80 por cento da desflorestação da Amazónia ocorreu em apenas três dos nove Estados da Amazónia brasileira - Pará, Mato Grosso e Rondónia - mas verificou-se também aumento da devastação no Amazonas.

A região amazónica brasileira é uma das mais ricas do mundo em biodiversidade e ocupa uma área de 4,1 milhões de quilómetros quadrados, abrangendo os Estados do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e partes do Mato Grosso, Tocantins e do Maranhão.

O plano brasileiro de Prevenção e Controlo da Desflorestação da Amazónia foi lançado em 2004 e reúne 13 ministérios na implementação de medidas para a região, com foco no desenvolvimento sustentável e no combate a crimes ambientais.

(Lusa)

Semana no Verde


2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.