Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Blog Verde

O Blog Verde

Contactar o Verde

Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com

No passado dia 28 de Julho (sábado), o ministro do Ambiente anunciou a instalação em Silves da primeira unidade de reprodução em cativeiro do lince ibérico (Lynx pardinus) em Portugal. Esta unidade terá a colaboração do Parque Donãna, no sul de Espanha.

O lince ibérico é actualmente considerado o felino mais ameaçado do mundo e encontra-se classificado como espécie em perigo de extinção pelos Livros Vermelhos de Portugal, Espanha e UICN. Também se encontra protegido pela Convenção de Berna e pela Convenção que regulamenta o Comércio de Espécies Selvagens, sendo considerado pela Directiva Habitats como uma espécie prioritária. As principais ameaças à sua sobrevivência são a acentuada regressão do coelho-bravo e a destruição dos habitats mediterrânicos.

Com o nome de Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro do Lince Ibérico irá receber alguns destes animais do parque espanhol, no qual já obteve sucesso na reprodução em cativeiro da espécie.

Segundo palavras do ministro Francisco Nunes Correia, a reprodução em cativeiro desta espécie vai acontecer ao abrigo de um programa ibérico de repovoamento, cujo protocolo será assinado a 01 de Setembro, frisando também a necessidade de repovoar a zona da Barragem de Odelouca com espécies, também estas em perigo, como a Águia de Bonelli (Hieraaetus fasciatus) ou o Coelho bravo (Oryctolagus cunilicus), no âmbito "de um dos maiores projectos jamais feitos em Portugal na área da conservação da natureza".

O centro, que será instalado na Herdade das Santinhas, em Silves, numa extensão de 150 hectares, está orçado em 3,6 milhões de euros e deverá estar concluído no final do próximo ano.

Semana no Verde


2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver

3 comentários

Comentar post