Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Blog Verde

O Blog Verde

Contactar o Verde

Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com





O que anda nas bocas do mundo, o novo Aeroporto... onde é, onde não é.

O Verde aproveita a deixa para deixar também a sua prematura opinião.

Aquando a pesquisa constatou-se que relativamente à alternativa Alcochete não há qualquer estudo feito relativamente ao possível impacto do aeroporto. Apenas conseguimos reunir uma opinião da Quercus, que diz:

"Alcochete é uma solução praticamente inviável"

Ora isto devido aos problemas de ordenamento de território que há na margem sul, a proximidae das reservas naturais do Estuário do Tejo e do Estuário do Sado. Agregado ao facto de Alcochete ser sede do Parque Natural do Estuário do Tejo. Possui várias salinas ainda activas e onde nidifica uma importante colónia de flamingo.


Relativamente a Ota, através da Alambi, Associação para o Estudo e Defesa do Ambiente no Conselho de Alenquer, também a Ota encerra graves problemas ambientais:
Ocupação de áreas de Aluviões e leito de cheias, a movimentação de terras, a lezíria, e também o rdenamento do território.

No entanto há que considerar que a alternativa Ota já foi extensivamente estudada.

Há que considerar que pnde quer que se construa um novo aeroporto os impactos ambientais serão sempre muito intensos, levam à interrupção de corredores eccológicos, destruição de habitats, ...

No entanto há que considerar que talvez seja mesmo necessário a construção de um novo aeroporto.

O Verde prefere não deixar uma conclusão cefinitiva acerca do loval de construção do aeroporto. Deixará ao critério dos leitores decidir por si, até porque foram apenas considerados uma pequena parte de aspectos, exclusivamente ambientais.

Deixamos também locais onde podem obter mais informações, relativamente a Ota:

http://www.naer.pt/portal/page/portal/NAER/Estudos/?CTES=18064&actualmenu=6153&cboui=18064

http://www.alambi.net/pdfcomunicados/Quercus_Alambi_NAL.pdf

Semana no Verde


2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver

2 comentários

Comentar post