Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Blog Verde

O Blog Verde

Contactar o Verde

Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com

Sabiam que o chorão, uma planta muito característica nos dias de hoje nas dunas das praias do litoral português, é uma planta com o estatuto de planta infestante?

Esta planta é facilmente reconhecida, sendo um cametófito rastejante de caules que podem atingir vários metros. As folhas são carnudas com secção triangular e ápice agudo. As flores, com um diametro de 5 a 9 centímetros, costumam ser amarelas ou purpurescentes.

De origem africana, o Carpobrotus edulis foi introduzida em Portugal para fins ornamentais e cultivada frequentemente para fixação de dunas.

A grande facilidade de invasão desta planta deve-se ao seuvigoroso crescimento vegetativo, levando á formação de extensos tapetes contínuos, impenetráveis, que substituem a vegetação nativa e impedem o seu (re)estabelecimento. Promove a acidificação dos solos facilitando o seu próprio desenvolvimento. Os frutos são comidos por pequenos mamíferos que dispersam as suas sementes. O facto de impedirem o (re)estabelecimento da flora nativa das dunas, provoca o seu desaparecimento, acabando assim a primeira defesa natural contra a subida do mar, provocando situações como esta:

As plantas nativas (imagem inferior) com as suas raízes longas e fortes penetram na areia formando uma estrutura de suporte para as dunas, mas o chorão (imagem superior) com as suas raízes superficiais não ajuda no suporte das dunas.

Não desprezando o factor humano na destruição das dunas em Portugal, o chorão é considerado um dos principais destruidores dunares.

A Universidade do Algarve já tem promovido algumas campanhas de sensibilização, e controlo desta praga, das populações residentes a fim de tentar combater esta planta mas, com a continua falta de informação e o desinteresse tanto da população como dos políticos, têm tornado ineficaz todo o esforço realizado uma vez que as zonas que sofreram este controlo acabaram por ser reinvadidas.

  

Semana no Verde


2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver

15 comentários

Comentar post

Pág. 1/2