22.4.09

 

Hoje é o Dia da Terra!

 

Um bom dia para reflectirmos nas nossas acções perante este nosso planeta Terra que é o bem mais precioso que temos e sem o qual era impossível existirmos.

 


 

O QUE É?

O Dia da Terra foi criado em 1970, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição, protesto esse coordenado a nível nacional por Denis Hayes. Esse dia conduziu à criação da Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).

A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra, dando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial e ajudando a preparar o caminho para a Cimeira do Rio (1992).

Actualmente, uma organização internacional, a Rede Dia da Terra coordena eventos e actividades a nível mundial que celebram este dia.

Fonte: CONFAGRI

 


17.4.09

 Alguém ainda se lembra do Breathing Earth de que falamos anos atrás?

 

Para além desta animação bem real existem outras expalhadas pela Internet como Worldometers que permite vez diversas estatísticas em tempo real desde a evolução da população mundial, ao número de descargas das sanitas ao número de dólares gastos em perfume. Tem a particularidade interessante de mostrar o número de dias que restam para acabar o petróleo, gás natural e carvão.

 

 

Para quem sabe ler Francês recomendo Planetoscope que é um site que segue a mesma filosofia que os anteriores mas especializando-se na questão do Ambiente. No Planetoscope pode acompanhar a destruição do nosso planeta. Está tão cheio de estatísticas diversas que nem nos apercebemos que durante a nossa breve visita a União Europeia já lançou na atmosfera cerca de 20 mil toneladas de CO2  (é de salientar que é somente a União Europeia e não estão incluídos os Estados Unidos, China e restante mundo).

 

Ao vermos estas estatísticas que surpreendem realmente pois com tais número exurbitantes parece-nos impossível que o nosso planeta consiga suportar isto. Mostra-nos então o quão grande é o impacto que nós temos, já que muita gente desconfia como nós, seres tão diminutos perante o colosso que é a Terra, podemos causar assim tanta diferença que justifique o Aquecimento Global. Já é tempo de podermos pelo menos abrandar o constante aumentar do contador de CO2 por exemplo.


27.9.08

 

Um dos erros mais frequentes na reciclagem é colocar embalagem Tetra Pak no contentor azul. Até há alguns anos atrás era assim mas agora é preciso ter atençao que mudou.

 

Porquê?

 

As embalagens da Tetra Pak são produzidas nas mais diversas formas e tamanhos. O principal componente em peso é o cartão que representa cerca de 75 % do peso total da embalagem, sendo assim é classificada pela norma EN 643 como uma embalagem de cartão.


Desde o início do sistema ponto verde existiram divergências quanto ao contentor para a deposição deste tipo de embalagens, sendo que alguns sistemas indicavam a cor azul (contentor do papel/cartão) e outros sistemas indicavam a cor amarela. Em 2008 é recomendada pelo Sistema Ponto Verde uma uniformização da sinalética com arecomendação do contentor amarelo do ecoponto.

 

 

Mas é sempre preciso...

 

1. Escorrer para assegurar a não existência de resíduos orgânicos;
2. Espalmar para diminuir o volume e poderem caber mais embalagens no seu ecoponto;
3. Finalmente depositar no contentor amarelo.

 

Adaptado da página da Tetra Pak - Protege o que é bom™

 

É interessante visitar o portal da Tetra Pak com o nome Protege o que é bom com destaque para a área dedicada ao meio-ambiente.

Link do postPor AndréV, às 20:33  Comentar

5.9.08

 

O programa da ONU para o Meio Ambiente e o Google Earth lançaram uma ferramenta que possibilita o visionamento de imagens de satélite de locais que têm sofrido várias alterações devido ao aquecimento global, informa a agência Europa Press.

 

Os glaciares da Gronelândia e do Alasca e os bosques de Madagáscar são alguns dos 200 sítios que estarão disponíveis.

Achim Steiner, director-executivo do programa da ONU para o Meio Ambiente, revelou que o principal objectivo é mostrar, com realismo, o que o aquecimento global está a fazer à Terra e, consequentemente, mudar as mentalidades.

Esta iniciativa mostra «que a humanidade também é capaz de empreender mudanças positivas e inteligentes».

Fonte: Portugal Diário IOL

Link do postPor AndréV, às 20:33  Comentar

3.9.08

 

 

O objectivo a que se propõe a Câmara Municipal de Óbidos é o de baixar o consumo energético em 40 por cento, ou seja, o dobro daquilo que a União Europeia exige, até 2020, tornando-se a primeira eco-vila do país.

 

 

«É um objectivo possível de alcançar mesmo antes dessa data. Só a iluminação pública vai permitir uma redução de 20 por cento», disse Humberto Marques, vereador do ambiente da Câmara Municipal de Óbidos, ao RCP.

 

Para isso, a autarquia já adoptou 24 medidas para reduzir os gases com efeito de estufa, incluindo a substituição progressiva das lâmpadas incandescentes nos edifícios municipais e iluminação pública.

 

Esta iniciativa vai passar também pelas habitações sociais, que vão produzir energética renovável: «Quisemos dar oportunidade às famílias mais carenciadas de lhes reduzir o seu custo mensal. Estas pessoas vão ter um painel fotovoltaico, um painel solar, todos os meios de redução energética, como vidros de alumínio, para terem uma habitação com a maior eficiência possível».

 

A Câmara de Óbidos pretende que toda a frota municipal passe a mover-se a energia eléctrica e, depois, com o recurso ao biodisel. «Temos todas as condições para começar a introduzir o biodiesel presumo que em finais de Setembro. Poderemos falar numa redução de 30 por cento só com a frota municipal», assegurou.

 

Só no último ano, a reciclagem permitiu ao município reduzir em 440 toneladas as emissões de CO2.

 

Fonte: Portugal Diário IOL

Link do postPor AndréV, às 20:22  Comentar

 

 

ECOPRODUTOS

 

A ecoprodutos vende produtos ecologicamente responsáveis, para toda a família.

Os produtos ecologicamente responsáveis, apresentam menor risco à saúde humana e menor impacto possível ao meio ambiente quando comparados a outros produtos com a mesma finalidade.

Os produtos ecológicos criam um ambiente mais saudável, para pessoas que sofram de alergias, asma e sensibilidade a produtos químicos, também pode fornecer algum alívio para alguns problemas da pele mais comuns tais como eczema, dermatites.

Só comercializa marcas em que têm total confiança.

 

Link do postPor AndréV, às 08:00  Comentar

5.8.08

 

Área ardida duplicou até 15 de Julho face a igual período de 2007
 

A área ardida em Portugal nos primeiros seis meses e meio deste ano duplicou face ao mesmo período de 2007, segundo dados provisórios da Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF).


 

 Shopping em Viana converte compras em árvores

 

O Shopping Estação Viana leva a cabo a segunda edição da campanha «Pontos de Orgulho», que consiste em converter compras em pontos que podem ser trocados para apoiar a reflorestação da Serra de Santa Luzia.


 

Estarreja: 173 mil euros para o BioRia

 

A nova fase do projecto ambiental BioRia vai abranger a construção de novos percursos e de um centro de interpretação ambiental, num investimento de cerca de 173 mil euros, comparticipado pelo III Quadro Comunitário de Apoio (QCA), escreve a Lusa.


 

Água mais cara para combater escassez

 

Durante um fórum com o tema «Água e Cultura», na Expo de Saragoça, a socióloga Luísa Schmidt apontou o preço baixo da água como razão para a pouca consciência dos portugueses em relação à escassez mundial do recurso, refere a Lusa.  


4.8.08

A cobra mais pequena do mundo está em vias de extinção devido à redução das florestas das ilhas Barbados

 

Chama-se Leptotyphlops carlae, tem dez centímetros de comprimento, vive nas Caraíbas e foi descoberta pelo biólogo Blair Hedges, segundo um artigo da revista Zootaxa.

 

Governo prepara legislação para agilizar criação de Zonas Intervenção Florestal
Link do postPor AndréV, às 21:14  Comentar

30.7.08

 

Nos últimos 25 anos, as aves têm migrado cada vez mais para o norte da Europa, o que de acordo com os especialistas, está relacionado com o aquecimento global e consequentes alterações climáticas. A notícia é avançada esta quarta-feira pela agência Reuters.

 

Um estudo, que abrangeu 42 espécies de aves, demonstra que as aves do sul da Europa, entre 1980 e 2004, se tornaram mais comuns em países como, por exempplo, o Reino Unido. Enquanto outras, mais conhecidas nessas áreas, começam a escassear.

Citado pela agência Reuters, Brian Huntley, da Universidade Durham, explica que as espécies «estão a reagir à mudança climática». O investigador explicou ainda que «as borboletas e as aves são as que reagem primeiro, às alterações climáticas, por poderem voar longas distâncias». Depois será a vez «de outros animais e das plantas».

 

Fonte: IOL Portugal Diário

Link do postPor AndréV, às 20:57  Comentar

29.7.08

ETAR do Areinho, V. N. de Gaia

 

Mais de cem patos e outras aves foram descobertos mortos nos últimos quinze dias na estação que trata a maior parte das águas residuais provenientes de Faro, situada junto a Olhão, disse fonte da Águas do Algarve.

 

De acordo com a mesma fonte, as aves poderão ter sucumbido a uma doença chamada botulismo, embora só os exames que estão a ser realizados aos animais possam revelar qual a causa das mortes.

Desde há quinze dias até meados da passada semana foram contabilizadas cerca de noventa aves mortas, tendo segunda-feira sido removidas mais algumas dezenas, acrescentou a Águas do Algarve.

Alguns dos exemplares são enviados para análise e outros para uma estação de incineração em Beja, disse a mesma fonte, remetendo mais pormenores sobre as causas para quando se obtiverem resultados.

A situação já não é nova, segundo a mesma fonte, embora a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Faro Nascente, onde foram detectadas as mortes, só seja explorada pela empresa desde Abril do ano passado.

A ETAR em causa é apelidada de estação de lagunagem, o que significa que funciona com base em baixa tecnologia e sem recurso a equipamentos ou produtos químicos, acrescenta a Águas do Algarve.

Situa-se entre Faro e Olhão, junto à Lagoa dos Salgados e é a estação responsável por tratar a maior parte das águas residuais provenientes da capital algarvia.

A situação está a ser acompanhada por técnicos da Câmara de Faro, Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAPALG) e CCDR/Algarve.
 

Fonte: IOL Portugal Diário 

Link do postPor AndréV, às 23:19  Comentar


Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Maio 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Se ao invés disso eles eram animais que serão bloq...
Olá, parabéns pelo blog!Conte conosco para dicas e...
Posts mais Comentados
50 Comentários
28 Comentários
subscrever feeds
blogs SAPO