12.5.12

A Pequena Terra vai reabrir num novo espaço a partir do dia 15 de Maio de 2012!

 

Localizada entre suaves colinas e bosques mediterrânicos, a Pequena Terra desenvolve as suas actividades com o objectivo de estimular a alegria de aprender e absorver a beleza do espaço natural que nos rodeia através de atividades e métodos que ensinam a "escutar" a Natureza.

 

Esperamos a sua visita no Casal dos Faisões, Rebelos, 2460-362 CELA ALCOBAÇA

(Localização GPS: N 39.5063 W 9.0403)

 

email: geral@pequenaterra.com
Telef/Fax:262 500 849
Telem: 91 712 75 28:: 91 868 45 03
 
Pequena Terra
Link do postPor Ambientudo, às 23:45  Ver comentários (2) Comentar

26.3.10
Hora do Planeta 2010

 

A Hora do Planeta é uma iniciativa da rede WWF que envolve Cidadãos Comuns, Governos e Empresas numa acção conjunta que pretende sensibilizar para a necessidade de se adoptarem actos simples mas válidos que permitam ajudar o Planeta na sua regeneração, conservação e preservação.

 

Em 2009, durante uma hora, mais de 4 mil cidades (das quais 11 cidades portuguesas), em 88 países, 21 mil empresas e 1.200 milhões de pessoas em todo o mundo deram o seu voto ao Planeta.

 

No dia 27 de Março de 2010 apague as luzes às 20H30 e contribua desta forma no combate ao aquecimento global.

  

A Hora do Planeta começou em 2007, por iniciativa da WWF-Austrália, que envolveu apenas a cidade de Sidney, onde 2 milhões de pessoas desligaram as suas luzes. A expectativa inicial era de reduzir 5% do consumo de energia eléctrica da cidade durante os 60 minutos do evento. O resultado, porém, foi o dobro do esperado: 10,2% de redução no consumo.

 

Em 2008 mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo participaram na Hora do Planeta. Em 2009, as expectativas foram superadas um pouco por todo o Mundo: cerca de 1.2000 milhões de pessoas em mais de 4.000 cidades uniram-se para combater as alterações climáticas. Portugal aderiu pela primeira vez a este movimento em 2009, com onze cidades formalmente confirmadas pela WWF: Lisboa, Tomar, Águeda, Vila Nova de Famalicão, Funchal, Almeirim, Guimarães, Horta, Loures, Ourém e Óbidos, bem como cerca de 20 empresas e 4 organizações.

 

Em 2010 as expectativas da Hora do Planeta são ainda mais ambiciosas:

Envolver mil milhões de pessoas e 6 mil cidades em todo o Mundo!

 

Mais informações em WWF

>Clique aqui<

 

 

 

Link do postPor Ambientudo, às 15:51  Ver comentários (16) Comentar

7.10.09

 

Vivemos num país repleto de belas paisagens mas, infelizmente, todos os dias as vemos invadidas por lixo que aí é ilegalmente depositado.

  

Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com cerca de 6000 voluntários.

 

Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.

 


Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!

 


Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, www.limparportugal.org, onde tem toda a informação de como o fazer.

O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.

 


No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.

 


“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?"

 

Fonte: www.limparportugal.org

Link do postPor Ambientudo, às 17:39  Ver comentários (17) Comentar

30.9.09

>Vote AQUI<

(Seleccione o bullet e carregue em [Vote] no fim da página)

 

O Museu Guggenheim de Nova Iorque está a proceder a um concurso internacional de Design designado por COMPETIÇÃO DE ABRIGOS ("Shelter Competition"). Os concorrentes enviaram um projecto 3D de um abrigo de acordo com as regras do concurso. Foram admitidos cerca de 600 projectos de 68 países.

 


Dos 600 projectos foram seleccionados 10 finalistas, entre os quais está o projecto do arquitecto português David Mares. É neste projecto que entra a cortiça, aliás a cortiça é mesmo o elemento do qual é feito o abrigo.

 


O "CBS - Cork Block Shelter " é um abrigo construído na versátil cortiça. Mas como se não bastasse a já honrosa posição de pertencer ao TOP 10 deste concurso neste momento o abrigo de cortiça está em 1º lugar na votação do público. Acedam ao site do concurso e votem  "CBS - CORK BLOCK SHELTER ":

  

>Vote AQUI<


Além do prémio do público, este concurso contempla também um prémio atribuído por um Júri, que será divulgado na Guggenheim Museum's 50th Anniversary Celebration, no dia 21 de Outubro.

 

 

 

 

Link do postPor Ambientudo, às 10:42  Ver comentários (3) Comentar

28.9.09

Os electrodomésticos já têm. As casas também. E agora as pessoas já podem ter o seu "Certificado Energético".

 

 

Faça já a sua auditoria energética e fique a saber qual é a sua classe.

 

>Certificação Energética de Pessoas<

(É necessário efectuar o "login" no Facebook)

Link do postPor Ambientudo, às 20:56  Ver comentários (3) Comentar

25.6.09

 

1958 - 2009

Link do postPor Ambientudo, às 23:00  Ver comentários (4) Comentar

5.6.09

 

 

Link do postPor Ambientudo, às 16:03  Comentar

1.10.08

Hoje assinala-se o Dia Nacional da Água e o Ambientudo comemora o 5º aniversário "online".

 

> Veja aqui algumas ideias para poupar água <

 

Link do postPor Ambientudo, às 21:44  Comentar

23.9.08

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com a Global Footprint Network, o dia 23 de Setembro deste ano representa o Earth Overshoot Day, um marco infeliz: o dia em que a humanidade já usou todos os recursos que a natureza irá gerar este ano. É também chamado o Dia "D" do Consumo.

 

A partir de hoje estamos a consumir os recursos que só deveríamos usar em 2009. Isto quer dizer que durante 98 dias iremos consumir recursos que só devíamos começar a usar no dia 01 de Janeiro.

 

Agora só nos resta colaborar para que este dia ocorra o mais perto possível do dia 31 de Dezembro de cada ano. Reduzindo e optimizando os consumos é uma boa solução para reduzir a nossa pegada ecológica.

 

 

 

 

Fonte: www.bcsdportugal.org

Saber mais: Clique aqui

 

Link do postPor Ambientudo, às 22:09  Comentar

22.9.08

Muitas foram as iniciativas organizadas por toda a Europa. Em Portugal e também em Lisboa. Bom era que fossem organizadas todos os dias. Porque o Ambiente não se pode proteger apenas nos dias "temáticos". O Ambiente tem que ser protegido 365 dias por ano!

 

No dia 22 participei num passeio de bicicleta organizado pela Câmara Municipal de Lisboa. Provou-se (uma vez mais) que Lisboa é ciclável. Provou-se (todos sabemos) que tem colinas. Mas também se provou que as modernas bicicletas têm carretos de mudanças que conseguem vencer qualquer declive... por mais acentuado que seja. Não é fácil... mas consegue-se. E provou-se que Lisboa é de tal forma grande que tem espaço para TODOS os meios de transporte.

 

Um já conhecido Engenheiro Civil do IST utilizou a sua bicicleta e tirou as suas próprias conclusões. "Lisboa é ciclável." - Ver o Blog 100 Dias de Bicicleta em Lisboa.

 

A FPCUB (Federação Portuguesa de Cicloturistas e Utilizadores de Bicicleta) promove este meio de transporte ideal para nos ajudar manter a forma física e a reduzir as emissões de CO2.

 

Por toda a Europa a bicicleta é usada. Não tem limitações impostas por códigos da estrada, por ausência de ciclovias ou pelo clima.

 

Em Portugal sempre se usou a bicicleta. Nunca houve ciclovias. Nem capacetes. Nem mudanças. Não havia nada disso. Mas havia respeito mútuo! E esse respeito era a garantia de segurança na estrada! Todos respeitavam todos:

 

Automobilistas - Ciclistas - Peões

 

E esta é, em minha opinião, a solução para usar a bicicleta: Saber partilhar o espaço urbano seja ele a estrada, a rua, o passeio ou na ciclovia.

 

 

 

 

 

Link do postPor Ambientudo, às 23:11  Comentar


Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Maio 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Se ao invés disso eles eram animais que serão bloq...
Olá, parabéns pelo blog!Conte conosco para dicas e...
Posts mais Comentados
50 Comentários
28 Comentários
subscrever feeds
blogs SAPO