28.6.07

Mais de um quarto da água em distribuição na rede pública do país é desperdiçada, registando-se uma média de 28,5 por cento de fugas, apurou um estudo da revista "Pro Teste", da associação Deco, a que a Lusa teve acesso.

O estudo mostra que as perdas de água na rede pública de abastecimento variam entre dois por cento em Mondim de Basto (com o sistema mais eficiente do país) e 54 por cento no Alandroal (no topo da lista do desperdício).

"Actualmente, por cada cem litros de água consumidos, apenas 58 são necessários para o fim desejado, o que mostra que a implementação do Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água está muito longe de ser conseguida", disse à Lusa a coordenadora do estudo, Sílvia Menezes.

O Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água, aprovado em 2005, pretende atingir uma eficiência de utilização de 80 por cento no consumo urbano em dez anos, estando a sua concretização a cargo dos ministérios do Ambiente e das Obras Públicas.

(...)



Enfim ao que parece as câmaras municipais continuam a funcionar mal. Ainda hoje vi uma coisa linda de se ver. Regarem passeios. Um sistema supostamente gota-a-gota para regar uma pequena árvore a jorrar um jacto de água imenso para o passeio. Quanto à pequena árvore acho que vai apanhar uns salpicos. Como este há muitos exemplos ainda mais graves. O que o Verde pretende é:

Alertem os serviços competentes sempre que denotarem uma irregularidade no consumo de água

Assim, pelo menos supostamente, é necessário intervir e tomar as medidas necessárias. Quanto a esse Plano do uso eficiente das águas trataremos de analisar o seu conteúdo em breve.

Link do postPor Marta Santos, às 09:45  Comentar

De JorgeColaco a 28 de Junho de 2007 às 10:03
Ora ai está uma boa ideia para as Câmaras pouparem dinheiro e o Ambiente!!

bjss **** ("Amt mt")

De Pessoa a 28 de Junho de 2007 às 20:20
Portugal no seu melhor! iupiii! por amor d Deus.. ganhem.m juizo! A terra não dura para sempre ela não nos pertence! Nós sim pertencemos a Ela. Por isso temos de parar de destruir a nossa própria casa!

De Marta Santos a 28 de Junho de 2007 às 21:27
Concordo plenamente, alias acho que todos concordam, mas na verdade faz-se pouco, muito pouco. Obrigado pela visita espero que tenhas gostado.

**

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Junho 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
13
15
16

17
18



Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Se ao invés disso eles eram animais que serão bloq...
Olá, parabéns pelo blog!Conte conosco para dicas e...
Posts mais Comentados
50 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO