28.6.07

Mais de um quarto da água em distribuição na rede pública do país é desperdiçada, registando-se uma média de 28,5 por cento de fugas, apurou um estudo da revista "Pro Teste", da associação Deco, a que a Lusa teve acesso.

O estudo mostra que as perdas de água na rede pública de abastecimento variam entre dois por cento em Mondim de Basto (com o sistema mais eficiente do país) e 54 por cento no Alandroal (no topo da lista do desperdício).

"Actualmente, por cada cem litros de água consumidos, apenas 58 são necessários para o fim desejado, o que mostra que a implementação do Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água está muito longe de ser conseguida", disse à Lusa a coordenadora do estudo, Sílvia Menezes.

O Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água, aprovado em 2005, pretende atingir uma eficiência de utilização de 80 por cento no consumo urbano em dez anos, estando a sua concretização a cargo dos ministérios do Ambiente e das Obras Públicas.

(...)



Enfim ao que parece as câmaras municipais continuam a funcionar mal. Ainda hoje vi uma coisa linda de se ver. Regarem passeios. Um sistema supostamente gota-a-gota para regar uma pequena árvore a jorrar um jacto de água imenso para o passeio. Quanto à pequena árvore acho que vai apanhar uns salpicos. Como este há muitos exemplos ainda mais graves. O que o Verde pretende é:

Alertem os serviços competentes sempre que denotarem uma irregularidade no consumo de água

Assim, pelo menos supostamente, é necessário intervir e tomar as medidas necessárias. Quanto a esse Plano do uso eficiente das águas trataremos de analisar o seu conteúdo em breve.

Link do postPor Marta Santos, às 09:45  Comentar

De JorgeColaco a 28 de Junho de 2007 às 10:03
Ora ai está uma boa ideia para as Câmaras pouparem dinheiro e o Ambiente!!

bjss **** ("Amt mt")

De Pessoa a 28 de Junho de 2007 às 20:20
Portugal no seu melhor! iupiii! por amor d Deus.. ganhem.m juizo! A terra não dura para sempre ela não nos pertence! Nós sim pertencemos a Ela. Por isso temos de parar de destruir a nossa própria casa!

De Marta Santos a 28 de Junho de 2007 às 21:27
Concordo plenamente, alias acho que todos concordam, mas na verdade faz-se pouco, muito pouco. Obrigado pela visita espero que tenhas gostado.

**

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Junho 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
13
15
16

17
18



Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
para tu informação eu acho que tu não sabes muito ...
Olá!! Eu tenho o meu porquinho faz já algum tempo,...
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Posts mais Comentados
51 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO