1.4.09

A Sociedade Polis Ria Formosa iniciou hoje a limpeza de mais de 800 toneladas de resíduos ali acumulados há décadas, retirando o entulho das áreas navegáveis e margens junto à Ilha da Culatra. Eliminar a poluição é um dos objectivos da empreitada, orçada em 728 mil euros e que visa retirar das ilhas-barreira e parte continental da ria embarcações velhas, entulho, artes de pesca degradas e outros resíduos.

A acção arrancou hoje na Ilha da Culatra - a mais populosa e também onde existem mais resíduos a ser retirados -, embora tivesse sido já feita uma intervenção, por terra, na zona nascente da Praia de Faro. Durante as próximas semanas, uma barcaça vai transportar todos os resíduos recolhidos pela equipa de cerca de dez homens, que, com a ajuda de escavadoras, tem realizado as operações, agora centradas na Culatra.

(mais)

Link do postPor Ventura, às 21:25  Comentar

De floripes a 5 de Abril de 2009 às 23:18
se vão remover 800 toneladas de residuos sólidos é sinal que o Parque Natural da Ria Formosa, o ICN, a CCDR do algarve não cumpriram as normas ambientais que a tal estavam obrigados, pois numca cumpriram as normas da C.E.E. e depois U.E.,na protecção do ambiente.o PNRF é parque natural desde 82 , e deviam ter tratados desses residuos à muitos anos, não o fizeram mas, será que não receberam milhões de euros para o fazerem? Vão agora remover esses residuos com o dinheiro do Pólis Ria Formosa,quando o dinheiro desse programa era para renaturalizar as ilhas. Mas começaram por gastar o dinheiro na restauração do moinho de maré, que já tinha sido restaurado com o dinheiro da C.E.E. e que depois numca mais fizeram obras de conservação. assim como no chalé João lucio , que também foi recuperado com os mesmos dinheiros da C.E.E. e que deixaram novamente degradar! pois as primeiras obras do Pólis foram precisamente essas, para tapar o desleixo de restauros onde se gastou autênticas fortunas, e onde depois não houve conservação. Enquanto isso a poluição na Ria Formosa é mais que muita desde esgotos para a Ria, sem tratamento como acontece em Olhão precisamente no cais de embarque para a ilha da culatra(cais T) onde corre um esgoto a céu aberto ,para a ria e sem tratamento,como se isso não bastasse o ano passado na ETAR de Faro nascente morreram mais de 100 patos reais vitima de botulismo numa das lagoas de decantação dessa ETAR, a ETAR poente de Olhão em vez de tratar os esgotos e aproveitarem as águas para a rega ,como manda as normas comunitárias ,não, mandam as águas mal tratadas para a ria formosa. O pólis ria formosa vai servir para taparem a incompetência e o desleixo das entidades reponsáveis, nesses anos todos.no que toca à defesa do ambiente e defesa da biodiversidade. prova disso é o ataque que a ria formosa está a ser alvo por parte de offshores .para a construção de hoteis e campos de golfe em pleno parque natural da ria formosa e em ZPES do mesmo parque. o Pólis ria formosa foi discutido em faro ,mas em olhão,nada se sabe dessa discusão,aliás como é hábito desta gestão camarária.
quando foi precisamente Olhão que há 2 anos alterou o PDM de Marim para nesse local construirem hoteis e campos de golfe,em terrenos de rede natura 2000 e construções em zonas ZPES,isto tudo em terrenos ligados à sede do PNRF que fica na quinta de marim.
O ambiente na ria formosa não está a ser defendido está a saque e à venda enquanto se fazem essas manobras de propaganda,não explicando com é possivél haver em plena ZPE 800 toneladas de lixo?
e isto só na ilha da culatra!
pois eu próprio sei de muitas mais toneladas que não sei se algum dia irão ser removidos,tudo isso em terrens do parque e das CM ,dos concelhos limitrofes da ria.

De mania virtual a 20 de Maio de 2010 às 19:38
Muito bom !
Parabéns !

De Caneta Filmadora a 20 de Maio de 2010 às 19:41
A ilha da Culatra é maravilhosa e merece mesmo que cuidem melhor dela.
parabéns por iniciarem esse processo!

De Hotel Gramado a 20 de Maio de 2010 às 19:51
o importante não esta apenas na limpesa!
é importante também que se mantenha limpo depois!

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
18

19
20
21
23
24
25

26
27
28
29
30


Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Se ao invés disso eles eram animais que serão bloq...
Olá, parabéns pelo blog!Conte conosco para dicas e...
Posts mais Comentados
50 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO