25.6.07


Uma equipa de cientistas norte-americanos que procurava conhecer o impacto dos icebergues que flutuam no mar de Weddell no ambiente marinho descobriu que estes blocos de gelo são "hotspots" ecológicos, que permitem às águas que os circundam absorver um volume maior de dióxido de carbono.

 
 

Segundo o resultado da investigação, que decorreu em Dezembro de 2005 e que foi publicado na revista online "Science Express", os minerais libertados no degelo desencadeiam explosões de fitoplancton — plantas microscópicas que absorvem dióxido de carbono (CO2).

Devido ao sobreaquecimento do planeta, o número de icebergues nas águas em redor da Antártida tem aumentado nas últimas décadas.

"Obtivemos uma imagem de satélite que abrangeu cerca de onze mil quilómetros quadrados" e que contou mil icebergues naquela área, explicou à BBC Ken Smith, oceanógrafo do Monterey Bay Aquarium Research Institute, na Califórnia.

A equipa focou as investigações em dois icebergues — um com dois quilómetros por meio quilómetro e outro com 21 quilómetros por cinco quilómetros.

Os cientistas recolheram amostras da água perto dos blocos de gelo, num raio de nove quilómetros, e encontraram um "enriquecimento substancial" de minerais, fitoplancton, krill e aves marinhas até aos 3,7 quilómetros de distância, em relação às áreas sem icebergues.

Smith disse que esta investigação será aprofundada no próximo ano. "Vamos voltar lá e ver até que ponto os icebergues mais pequenos são importantes e se também eles estão associados a um enriquecimento das águas que os envolvem".


in  ecosfera - Publico



Quase que estão a dizer que o aquecimento global é bom. Pois caso contrário não haveria tantos icebergues em redor da antártida, por outro lado é um alerta, porque caso os icebergues desapareçam a absorção de CO2 pelo mar será menor.
O Verde espera que a notícia seja interpertada de forma correcta.
Link do postPor Marta Santos, às 13:19  Comentar

De JorgeColaco a 25 de Junho de 2007 às 14:25
Hummm e o Iceberg que embateu no titanic esse ai ja era mau!!!


De Viktor a 27 de Junho de 2007 às 14:00
Achas mesmo?
Eu acho que foi culpa do timoneiro do barco, que sendo de noite, não tomou as devidas percauções de navegação nocturna.
No meu entender, raramente um iceberg se desloca, e além do mais, navios desse porte têm radares integrados para se verificar objectos que estejam na próximidade dos mesmos.
Bom dia...
Saudações Reikianas...

De JorgeColaco a 27 de Junho de 2007 às 14:13
Penso que nunca ninguem vai ter a certeza do que se passou, mas que foi uma enorme tragédia,foi...

Cumprimentos ^^

De Marta Santos a 25 de Junho de 2007 às 18:38
Não por acaso ainda não tinha lido. Li uma à pouco sobre a drástica redução da biodiversidade nos últimos anos, mas tratava-se de algo a nível mundial.

Obrigado pelo link. Continua a deixar as tuas opiniões e sugestões nós agradecemos.



*

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Junho 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
13
15
16

17
18



Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Se ao invés disso eles eram animais que serão bloq...
Olá, parabéns pelo blog!Conte conosco para dicas e...
Posts mais Comentados
50 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO