3.9.08

 

 

O objectivo a que se propõe a Câmara Municipal de Óbidos é o de baixar o consumo energético em 40 por cento, ou seja, o dobro daquilo que a União Europeia exige, até 2020, tornando-se a primeira eco-vila do país.

 

 

«É um objectivo possível de alcançar mesmo antes dessa data. Só a iluminação pública vai permitir uma redução de 20 por cento», disse Humberto Marques, vereador do ambiente da Câmara Municipal de Óbidos, ao RCP.

 

Para isso, a autarquia já adoptou 24 medidas para reduzir os gases com efeito de estufa, incluindo a substituição progressiva das lâmpadas incandescentes nos edifícios municipais e iluminação pública.

 

Esta iniciativa vai passar também pelas habitações sociais, que vão produzir energética renovável: «Quisemos dar oportunidade às famílias mais carenciadas de lhes reduzir o seu custo mensal. Estas pessoas vão ter um painel fotovoltaico, um painel solar, todos os meios de redução energética, como vidros de alumínio, para terem uma habitação com a maior eficiência possível».

 

A Câmara de Óbidos pretende que toda a frota municipal passe a mover-se a energia eléctrica e, depois, com o recurso ao biodisel. «Temos todas as condições para começar a introduzir o biodiesel presumo que em finais de Setembro. Poderemos falar numa redução de 30 por cento só com a frota municipal», assegurou.

 

Só no último ano, a reciclagem permitiu ao município reduzir em 440 toneladas as emissões de CO2.

 

Fonte: Portugal Diário IOL

Link do postPor AndréV, às 20:22  Comentar

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Setembro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
18
20

21
24
26

28
29


Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
para tu informação eu acho que tu não sabes muito ...
Olá!! Eu tenho o meu porquinho faz já algum tempo,...
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Posts mais Comentados
51 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO