27.7.08

 

Promover a redução do uso de sacos de plástico é o objectivo previsto numa resolução da Assembleia da República, publicada em Diário da República, no passado dia 23 de Julho, na qual se incentiva o Governo a ir ao encontro deste fim.
A resolução recomenda, desde já e até 2013, campanhas de sensibilização ao consumidor visando a redução e cessação do uso de sacos de plástico de compras convencionais e sua substituição por sacos reutilizáveis, como as tradicionais alcofas, sacos de pano ou troleys.
Para além disso, é proposta a promoção, junto das superfícies comerciais, de estratégias para tornar «mais fácil e apetecível» a utilização de sacos reutilizáveis, designadamente através de um desconto simbólico na factura das compras a quem prescindir de levar sacos convencionais. Para além disso, propõe a obrigatoriedade dos sacos de plástico conterem mensagens alertando para os impactes ambientais e energéticos negativos dos mesmos.
Criar prémios e outros incentivos financeiros e fiscais para a promoção do desenvolvimento de tecnologias de produção de plásticos com recurso a fontes renováveis que envolvam preferencialmente como matéria-prima produtos secundários derivados de agricultura, pesca e indústria, e que tenham como um dos produtos resultantes sacos de plástico biodegradáveis e compostáveis, é outra das medidas propostas.
Por fim, prémios e outros incentivos financeiros ou fiscais para autarquias e outras entidades públicas responsáveis por sistemas de gestão de resíduos sólidos urbanos, para que procedam à progressiva substituição, até 2013, dos sacos de lixo convencionais por outros totalmente biodegradáveis e compostáveis.
 
Link do postPor AndréV, às 23:14  Comentar

De catarina a 28 de Julho de 2008 às 10:55
olá
infelizmente eu já nao acredito em sensibilizaçoes ou coisas parecidas..lamento mt.

com a nossa gente,só mesmo proibindo ou fazendo pagar caro..doutra forma n resulta.Já recuso sacos d eplastico ha muito, e já fui bem "gozada" por isso,inacreditavel.Numa das vezes,até k foi bom,senti.me tao enervada k soltei a irreverente k ha em mim e respondi á altura..saí de lá..satisfeita!!!! :-))))
beijinhos

De AndréV a 28 de Julho de 2008 às 12:41
tens toda a razao catarina

é talvez por isso que os do partido os verdes querem a total proibiçao de sacos de plastico. parecete lunatico? nao, na china foram proibidos e é um pais com montes e montes de populaçao. e pelos vistos esta a resultar!

De AndréV a 28 de Julho de 2008 às 12:42
pelo menos poderia ser obrigatorio cobrar pelos sacos como se faz no pingo doce e no mini-preço que pelo menos reduz em metade o desperdicio

De Mariana a 28 de Julho de 2008 às 20:29
O problemas está nas grandes superfícies como por exemplo o Continente, que apesar de sensibilizarem a diminuírem os sacos de plástico, sempre que vou lá vejo imensos sacos espalhados no fim da caixa... Mesmo como a pedir para os levar...
E ao mesmo tempo tem os de "quando está velho nós trocamos" em cima da caixa registadora.
Que hipocrisia...
Se eles fossem a pagar, nem que fosse 2 cent . cada as pessoas ponham-se a criticar, mas ao menos não levam tantos.

De AndréV a 28 de Julho de 2008 às 23:29
e nao sei se reparas no saco diz por todo o lado "amigo do ambiente biodegradavel bla bla bla bla...."

De acompanhantes sp a 16 de Fevereiro de 2011 às 13:18
Aos poucos as coisas vão melhorando, temos que manter a esperança e fazer ações concretas.

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Julho 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
14
16
18
19

20
21
22
23



Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Se ao invés disso eles eram animais que serão bloq...
Olá, parabéns pelo blog!Conte conosco para dicas e...
Posts mais Comentados
50 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO