27.5.08

 

O Parque Natural do Alvão é uma área protegida de Portugal que possui reduzidas dimensões e situada entre os concelhos de Mondim de Basto e Vila Real. Foi criado em 1983.

A principal curiosidade geológica é a queda de água conhecida como as "Fisgas de Ermelo".

A fauna característica é:

  • Águia-real (praticamente extinta);
  • Lobo-ibérico (Canis lupus signatus);
  • Gato-bravo
  • Toupeira-de-água
  • Falcão-peregrino

É uma serra de grande beleza. Vale mesmo a pena uma visita se for do Norte, ou até mesmo do Sul. É uma óptima alternativa à Serra da Estrela no Inverno se quiser apenas disfrutar da neve por algumas horas. Aproveite depois para dar um salto a Mondim de Basto e o imponente monte Farinha ou, popularmente chamado, Sr.ª da Graça. Se quiser fique alojado no Aqua Hotel de Mondim de Basto ****, que possui belíssimas vistas para o rio Tâmega. Uma visita extremamente relaxante.

 

Link do postPor AndréV, às 22:01  Comentar

De jotajota a 29 de Maio de 2008 às 22:52
Terra bonita cheia de encantos. Pena é estarem a dar cabo do Monte da Srª da Graça com as pedreiras ilegais que por lá andam a extrair pedra em terrenos da reserva ecológica nacional. Alguns veem, todos sabem e ninguém actua. País verde ????????????????????????

De AndréV a 6 de Julho de 2008 às 00:05
sim é verdade.

já no outro dia disse que do lado esquerdo está a ficar um pouco feiote...

nao sei se alguem já foi fazer queixa à camara ou a outro sitio qualquer

De alvaro a 9 de Setembro de 2008 às 23:30
Excelente sugestão para um fim-de-semana.
Estive recentemente na zona, fui ao monte farinha e daí arranquei para o Parque do Alvão. Fiz um pic-nic perto das Fisgas e fui ver Lamas de Olo (fiquei um pouco desiludido). Desci depois e fiquei alojado no Agua Hotel em Vilar de Viando (recomendo vivamente, de preferência a suite que compensa largamente a diferença de preço). Á noite jantei na Adega dos Sete Condes em Mondim, uma posta de vitela maronesa divinal. No dia seguinte fiz a viagem de regresso com paragem em Guimarães cujo centro histórico vale a pena visitar e terminei com uma subida á Penha em teleférico.

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Maio 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
17

19
21
23
24

28
29
30
31


Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Se ao invés disso eles eram animais que serão bloq...
Olá, parabéns pelo blog!Conte conosco para dicas e...
Posts mais Comentados
50 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO