30.3.08

 

Os vegetarianos muitas vezes são vistos como chatos por pregarem que não devemos comer carne. Com a recente divulgação do impacto que estes animais que comemos causam no nosso meio ambiente, os vegetarianos mostram que têm forte argumento.

Estudos sobre os ruminantes (cuja a carne chamamos de "carne vermelha") mostram que eles libertam grande quantidade de gás metano (gás do efeito estufa) no meio ambiente devido à flatulência que a digestão da celulose provoca. Além disto, a demanda por carnes impulsiona a derrubada de florestas para dar lugar a pastagens. Para piorar o quadro, o carvão vegetal você já deve saber de onde vem. E a queima do carvão também contribui para o aquecimento global. Outro facto é que para atingir o ponto de abate cada kg de carne vermelha precisa consumir 200 litros de agua e que cada kg de carne branca, 10 litros.

De qualquer modo, nutricionalmente, não devemos desprezar o valor da carne: é uma boa fonte de ferro e aminoácidos essenciais.

Você não precisa fazer como os vegetarianos, mas é aconselhável moderar o consumo das carnes, não ultrapassando a quantidade de 170 gramas/dia, dando preferência à carne magra.

 

Fonte: Meio Ambiente Urgente

Link do postPor AndréV, às 20:41  Comentar

De Khris a 30 de Março de 2008 às 23:55
Eu muito raramente como carne vermelha, mas não sabia desse facto da libertação de gás metano.
Quanto aos outros factos, pois, infelizmente é mesmo assim...

Cumprimentos

De AndréV a 31 de Março de 2008 às 10:42
eu por acaso como carne vermelha quase todos os dias mas é mais porco (acho que à carne do porco também se chama carne vermelha), mesmo assim vou tentar reduzir e comer mais peixe que é coisa que só como três ou quatro vezes por semana.

não sei se consigueria ser vegetariano, somos educados numa sociedade que come muita carne e já me habituei a ela

obrigado pela visita : )

De MC a 2 de Abril de 2008 às 17:02
Viva,
uma correcção minúscula e ... merdosa: na realidade apenas 5% do metano é libertado nas flatulências. O resto é pelos arrotos. O que interessa é que o metano é causado na digestão no estômago

E um comentário mais inteligente: não é só a carne em si que é pouco amiga do ambiente. Todos os produtos associados (leite, queijos, iogurtes) também implicam a criação de ziliões de vacas.
Por isso ser vegetariano (como eu) ajuda bastante, mas vegan ainda mais!

De AndréV a 2 de Abril de 2008 às 19:43
olá!

eu já ouvi falar disso, principalmente das galinhas que nem se mexem, mas lembre-se que o post não foi feito por mim, achei-lhe piada, porque nunca pensei que uma vaca faria poluição.

obrigada pela visita e pelo reparo! : )

De MC a 3 de Abril de 2008 às 14:39
não era para ser crítica, mas complemento.
e já agora, não foi uma "visita". sigo o blog ha mt tempo. :)

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Março 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23



Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Se ao invés disso eles eram animais que serão bloq...
Olá, parabéns pelo blog!Conte conosco para dicas e...
Posts mais Comentados
50 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO