30.3.08

 

Os vegetarianos muitas vezes são vistos como chatos por pregarem que não devemos comer carne. Com a recente divulgação do impacto que estes animais que comemos causam no nosso meio ambiente, os vegetarianos mostram que têm forte argumento.

Estudos sobre os ruminantes (cuja a carne chamamos de "carne vermelha") mostram que eles libertam grande quantidade de gás metano (gás do efeito estufa) no meio ambiente devido à flatulência que a digestão da celulose provoca. Além disto, a demanda por carnes impulsiona a derrubada de florestas para dar lugar a pastagens. Para piorar o quadro, o carvão vegetal você já deve saber de onde vem. E a queima do carvão também contribui para o aquecimento global. Outro facto é que para atingir o ponto de abate cada kg de carne vermelha precisa consumir 200 litros de agua e que cada kg de carne branca, 10 litros.

De qualquer modo, nutricionalmente, não devemos desprezar o valor da carne: é uma boa fonte de ferro e aminoácidos essenciais.

Você não precisa fazer como os vegetarianos, mas é aconselhável moderar o consumo das carnes, não ultrapassando a quantidade de 170 gramas/dia, dando preferência à carne magra.

 

Fonte: Meio Ambiente Urgente

Link do postPor AndréV, às 20:41  Comentar

De Khris a 30 de Março de 2008 às 23:55
Eu muito raramente como carne vermelha, mas não sabia desse facto da libertação de gás metano.
Quanto aos outros factos, pois, infelizmente é mesmo assim...

Cumprimentos

De AndréV a 31 de Março de 2008 às 10:42
eu por acaso como carne vermelha quase todos os dias mas é mais porco (acho que à carne do porco também se chama carne vermelha), mesmo assim vou tentar reduzir e comer mais peixe que é coisa que só como três ou quatro vezes por semana.

não sei se consigueria ser vegetariano, somos educados numa sociedade que come muita carne e já me habituei a ela

obrigado pela visita : )

De MC a 2 de Abril de 2008 às 17:02
Viva,
uma correcção minúscula e ... merdosa: na realidade apenas 5% do metano é libertado nas flatulências. O resto é pelos arrotos. O que interessa é que o metano é causado na digestão no estômago

E um comentário mais inteligente: não é só a carne em si que é pouco amiga do ambiente. Todos os produtos associados (leite, queijos, iogurtes) também implicam a criação de ziliões de vacas.
Por isso ser vegetariano (como eu) ajuda bastante, mas vegan ainda mais!

De AndréV a 2 de Abril de 2008 às 19:43
olá!

eu já ouvi falar disso, principalmente das galinhas que nem se mexem, mas lembre-se que o post não foi feito por mim, achei-lhe piada, porque nunca pensei que uma vaca faria poluição.

obrigada pela visita e pelo reparo! : )

De MC a 3 de Abril de 2008 às 14:39
não era para ser crítica, mas complemento.
e já agora, não foi uma "visita". sigo o blog ha mt tempo. :)

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Março 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23



Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
para tu informação eu acho que tu não sabes muito ...
Olá!! Eu tenho o meu porquinho faz já algum tempo,...
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Posts mais Comentados
51 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO