21.6.07
Voltando a um dos temas mais pertinentes em termos ambientais, e que actualmente já anda nas bocas do mundo (com muita ajuda de Al Gore).

Relativamente a um dos comentários ao post  emissões de CO2 onde se disse que não está nas nossas mãos, cidadão comum, o poder para reduzir significativamente as emissões de CO2.

Errado!!!

Como podemos nós então fazê-lo? O Verde vai tentar ajudar! Através duma série de post com conselhos úteis para aplicar.




Nos transportes:


Para que nunca cheguemos a isto
Para que nunca cheguemos a isto 

  1. Optar pelos transportes públicos SEMPRE, em vez de viatura particular, os automoveis são um dos maiores emissores de gases de estufa para a atmosfera, quem mora em cidades, que hoje em dia já não precisam de ser muito grandes, pode optar pelos transportes públicos locais, se se vai deslocar para outra cidade vá de transportes públicos! Comboio, autocarro,... 
  2. Compre uma bicicleta em vez de um carro, andar de bicicleta é extremamente benéfico para a saúde e consegue transportá-lo com facilidade a distância relativamente longas. Então porque não ir para o emprego de bicicleta? Vai ver que se vai sentir melhor consigo mesmo!
  3. Automóveis amigos do Ambiente, caso não lhe seja de todo possível abdicar do seu automóvel, troque-o por um automóvel amigo do ambiente, que é um automóvel que com elevada eficiência energética e cujas emissões de gases de estufa é menor que os carros tradicionais, vai ver que mesmo que seja mais caro ao fim dos tempos compensa pois poupa combustível.

Bem estas são as dicas relativamente aos transportes. Aplique-as, vai ver que não custa nada. E o mundo agradece!
Link do postPor Marta Santos
Editado por Daniela em 25/06/2007 às 19:23, às 14:00  Comentar

De raio a 21 de Junho de 2007 às 14:17
"Optar pelos transportes públicos SEMPRE, em vez de viatura particular, os automoveis são um dos maiores emissores de gases de estufa para a atmosfera, quem mora em cidades, que hoje em dia já não precisam de ser muito grandes, pode optar pelos transportes públicos locais, se se vai deslocar para outra cidade vá de transportes públicos! Comboio, autocarro,... "
não é esta uma frase tipica de quem mora na cidade? ... é facil dizer isto quando se tem transportes públicos à porta de 10 em 10 minutos ... mas quando o tranporte publico mais proximo fica a 2 Km e só exitem autocarros de 2 em 2 horas ... a postura é obrigatóriamente outra!
Saudações
Raio de Trovoada Seca

De Marta Santos a 21 de Junho de 2007 às 14:37
Tens toda a razão! Eu própria sou oriunda duma pequena aldeia onde os transportes públicos são qualquer coisa inimaginável, mas por isso é que sugeri a bicicleta e os automóveis mais eficientes, infelizmente só nas cidades é que se consegue andar exclusivamente de transportes públicos.

Mas fica atento, dentro em breve surgirão outros conselhos que tu poderás facilmente aplicar independentemente do sítio onde moras. Obrigado pela visita. Espero que tenhas gostado.


De luis a 28 de Abril de 2011 às 17:47
Eu sofro do mesmo há 4 anos que faço esses tais 2 km para la e para cá.
Compreendo e apoio mas há situações como a minha e de muita boa gente que não dá para evitar.

Cump Luis
http://darunsacordes.blogspot.com/

De JorgeColaco a 21 de Junho de 2007 às 14:19
Compre uma bicicleta em vez de um carro

Esta vai ser dificil =) para muitas pessoas, para mim é facil, eu nem a carta tenho ^^

Mts parabens pelo blog estão a progredir de forma excelente...

De Aline a 27 de Março de 2009 às 19:39
Dizer que é dificil não ajuda em nada!
Temos que mudarmos alguns habitos e deixar algumas crenças de lado se quizermos contribuir de forma ativa!
Muito se fala mais pouco se faz... preisamos de ação!

De JASF a 24 de Março de 2011 às 20:23

Em relação ao referido post das emissões de CO2, também não concordo com ele. Dizer que nós, cidadão comum, pouco podemos fazer em relação às emissões de CO2 é errado, pois todos podemos contribuir para uma redução significativa do co2, não podemos é pensar: "vou ser só eu a fazer por isso pouco vai contribuir." Temos é que pensar:"vamos todos fazer algo e iremos contribuir de forma significativa  para reduzir as emissões de CO2.

A dica de optar sempre por transportes públicos é realmente boa, é pena é  não ser possível  a todos, principalmente nas localidades mais pequenas. Mas todos os que possam dar preferência a transportes públicos em vez de carros privados devem optar faze-lo. Não sendo possível utilizar transportes públicos  tentar, sempre que possível , rentabilizar a utilização de um automóvel para transportar um maior numero de  pessoas em vez de se utilizar um carro por  pessoa, falo por exemplo de transportar vários membros da família no dia a dia , quando tal for possível claro.

De JASF a 24 de Março de 2011 às 20:26

Gosto da dica da bicicleta, pessoalmente porque a ponho em prática desde há mais de um ano e confirmo que os benefícios compensam bastante, contribuímos para a redução de emissões além disso faz bem à saúde e à carteira, as preocupações com filas de trânsito também acabaram, aconselho a todos os que tenham a possibilidade de optar a pela bicicleta em vez do carro que o façam, de inicio poderá ser puxado dependendo do percurso a fazer mas quando nos habituamos já não se quer outra coisa, falo por mim e pela opinião de outras pessoas que conheço.


De JASF a 24 de Março de 2011 às 20:27

Quem tem carro um carro a gasolina pense na hipótese de o transformar para consumir GPL, vai ser um bom investimento para a carteira e para o ambiente pois um carro a GPL é menos poluente que um a gasolina muito menos que um a  gasóleo, basta pesquisar um pouco pela internet para descobrir isso, eu já vou no meu segundo carro a GPL contando com mais de dez anos de utilização deste combustível mais "amigo" do ambiente.


De JASF a 24 de Março de 2011 às 20:29

Um contribuição ao alcance de todos é a redução do consumo energético, desde lâmpadas economizadoras , electrodomésticos com boa eficácia energética, isolamento térmico, desligar equipamentos em stand-by, entre outros. Isto vai contribuir especialmente se a electricidade que consumimos for proveniente de centrais termoeléctricas que utilizem combustíveis fosseis.

Se todos contribuírem de alguma forma o planeta agradece e os nosso descendentes também, ficar imparcial a esta situação é que não vai ajudar em nada de certeza!            


De yuri a 16 de Maio de 2013 às 21:50

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Junho 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
13
15
16

17
18



Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Se ao invés disso eles eram animais que serão bloq...
Olá, parabéns pelo blog!Conte conosco para dicas e...
Posts mais Comentados
50 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO