Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Blog Verde

O Blog Verde

Contactar o Verde

Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com

Hoje em dia ouve-se falar de poluição em todas as esquinas. Poluição atmosférica, poluição dos mares, dos rios, da água em geral, ..., enfim um lote quase que sem fim de formas de poluição.
Entre essas formas de poluição encontra-se a poluição doméstica. O conceito à partida pode levar-nos a pensar que é referente á poluição que produzimos em nossa casa, no entanto trata-se de algo ligeiramente diferente.

Poluição doméstica é a poluição que se acumula no inerior da casa, resultante da má ventilação, limpeza inadequada e a presença de determinados compostos. Pode originar alergias e problemas respiratórios nos casos mais vulgares.

Para que tal não aconteça ficam aqui alguns conselhos para evitar a poluição atmosférica em sua casa:

- Corrija infiltrações nas paredes, elas são uma fonte importante de fungos. Tenho vários pacientes cujas crises periódicas de asma estavam relacionadas a paredes com infiltrações escondidas atrás de armários e outros móveis.

- Prefira cortinas de PVC ao invés de tecido.

- Mantenha seus tapetes e sofás limpos. Contrate firmas especializadas para fazer o serviço, se necessário.

- Janelas e portas devem ficar abertas sempre que for possível e seguro.

- Cuidado redobrado com a ventilação, principalmente quando estiver realizando pinturas, cozimentos, soldas e reformas em geral.

- Ao ligar o ventilador de teto, prefira a função de exaustor. E verifique sempre se as paletas do ventilador estão devidamente limpas.

- Faça manutenção periódica no seu ar-condicionado.

- Plantas no interior da casa regadas excessivamente podem abrigar fungos na terra que lhes sustenta, afetando pessoas alérgicas.

- Troque seu colchão a cada 5 anos e seu travesseiro a cada 1-3 anos. Para você ter uma idéia: calcula-se que, após 5 anos de uso, 10% do peso de um travesseiro seja composto por ácaros e células mortas descamadas da sua pele.

- E nunca fume dentro de casa.

Fonte de informação: http://www.ultimahoranews.com/not_ler.asp?codigo=67501

Para mais informações sobre a poluição doméstica pode também ver aqui

Semana no Verde


2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver

Comentar:

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.