11.12.07
Hoje em dia ouve-se falar de poluição em todas as esquinas. Poluição atmosférica, poluição dos mares, dos rios, da água em geral, ..., enfim um lote quase que sem fim de formas de poluição.
Entre essas formas de poluição encontra-se a poluição doméstica. O conceito à partida pode levar-nos a pensar que é referente á poluição que produzimos em nossa casa, no entanto trata-se de algo ligeiramente diferente.

Poluição doméstica é a poluição que se acumula no inerior da casa, resultante da má ventilação, limpeza inadequada e a presença de determinados compostos. Pode originar alergias e problemas respiratórios nos casos mais vulgares.

Para que tal não aconteça ficam aqui alguns conselhos para evitar a poluição atmosférica em sua casa:

- Corrija infiltrações nas paredes, elas são uma fonte importante de fungos. Tenho vários pacientes cujas crises periódicas de asma estavam relacionadas a paredes com infiltrações escondidas atrás de armários e outros móveis.

- Prefira cortinas de PVC ao invés de tecido.

- Mantenha seus tapetes e sofás limpos. Contrate firmas especializadas para fazer o serviço, se necessário.

- Janelas e portas devem ficar abertas sempre que for possível e seguro.

- Cuidado redobrado com a ventilação, principalmente quando estiver realizando pinturas, cozimentos, soldas e reformas em geral.

- Ao ligar o ventilador de teto, prefira a função de exaustor. E verifique sempre se as paletas do ventilador estão devidamente limpas.

- Faça manutenção periódica no seu ar-condicionado.

- Plantas no interior da casa regadas excessivamente podem abrigar fungos na terra que lhes sustenta, afetando pessoas alérgicas.

- Troque seu colchão a cada 5 anos e seu travesseiro a cada 1-3 anos. Para você ter uma idéia: calcula-se que, após 5 anos de uso, 10% do peso de um travesseiro seja composto por ácaros e células mortas descamadas da sua pele.

- E nunca fume dentro de casa.

Fonte de informação: http://www.ultimahoranews.com/not_ler.asp?codigo=67501

Para mais informações sobre a poluição doméstica pode também ver aqui
Link do postPor Marta Santos, às 13:46  Comentar

De lanka4earth a 9 de Janeiro de 2008 às 20:16
Olá

Queria só corrigir algumas afirmações, que deitam por terra o epíteto "verde" deste blog:

- PVC por tecido: o PVC é dos plásticos mais tóxicos.. se queimado, entrar em contacto com a boca ou mesmo só quando é limpo (com o uso começa a libertar os ptalatos que contém)
- Limpar tapetes e sofás: vamos lá ver com que químicos!
- Ar-condicionado??? No comment
- Trocar colchões de 5 em 5 anos: bem, se as pessoas seguirem este conselho, estamos feitos! a quantidade de colchões que apareceria na nossa biosfera!

Eu cá aposto nos ácaros, células mortas e fungos e tenho a família mais saudável de portugal.. Todos ganharam uma excelente resistência natural numa casa absolutamente não desinfectada e no contacto pontual com a natureza (sim, rebolar na terra, sujar!).

De Ar condicionado de casa a 16 de Abril de 2008 às 17:52
Os sistemas de ar condicionado de casa, escritório, espaços comerciais, devem ter todos os cuidados inerentes aos mesmos, desde a simples manutenção do filtro à assistência da marca de ar condicionado por suspeita de funcionamento incorrecto.

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Dezembro 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
15

16
17
18
19
20
21

23
24
25
26
27
28
29

30
31


Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Se ao invés disso eles eram animais que serão bloq...
Olá, parabéns pelo blog!Conte conosco para dicas e...
Posts mais Comentados
50 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO