23.10.07

 

Vamos reflorestar a Serra da Lousã I- Lousã

11 Novembro (Domingo)

Se não conseguiu participar na actividade anterior tem a oportunidade de VIR AGORA!!!

Num percurso pelo lado da Lousã, entramos em soutos mágicos e esperamos que príncipes e princesas, ou mesma a Princesa Peralta apareça e nos encaminhe pelos caminhos dos contos de fadas.

Não sabemos se o guia será mesmo a Princesa Peralta, mas quem sabe???? Venham ver e participar nesta acção que vos irá proporcionar uns bons momentos e a sensação de que também vocês são homens e mulheres que plantam árvores.

 

Ponto de encontro: 9h00 na Lousã, junto à Câmara Municipal da Lousã

Duração: O dia todo. Após um enquadramento inicial, faremos uma caminhada e ao mesmo tempo iremos realizar a reflorestação e talvez encontrar uma princesa….

Material que os participantes devem trazer: roupa leve e confortável para sujar, agasalho, luvas, reforço alimentar, água.

Preço por pessoa: Gratuito

Vale do Ceira - GÓIS

24 Novembro (Sábado)

Caminhada ao longo do vale do rio Ceira entre as aldeias da Candosa e Relvas.

È um percurso linear, através de um vale magnifico e relativamente bem conservado com a sua galeria ripícola e a uma cota mais elevada por espécies tradicionais como Castanheiros, Cerejeiras e Carvalhos. Existe inclusive um exemplar magnífico de Azereiro.

Nesta actividade para além da interpretação ambiental, irão ser, recolhidas sementes e efectuados trabalhos de controlo de infestantes.  

Ponto de encontro: 9h30 nas bombas de gasolina de Góis Duração: 5-6 horas.

Material que os participantes devem trazer: roupa leve e confortável, agasalho e impermeável (caso de chuva), reforço alimentar, água, calçado apropriado (botas caminhada).

Preço por pessoa: 5€*

Dificuldade – Média /Baixa

 

 

 

 Vamos reflorestar a Serra da Lousã II- GÓIS

1 Dezembro (Sábado) Venha passar um dia diferente, participando na construção de um Futuro mais verde na Serra da Lousã!

 

Num percurso pelas Aldeias do Xisto de Góis, Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Pena poderá deslumbrar uma paisagem única e usufruir de espaços ainda preservados em termos ambientais. Numa zona no centro da Rede Natura 2000, iremos com o apoio da população local plantar muitas árvores autóctones que irão fazer a diferença no FUTURO! POR ISSO INSCREVA-SE JÁ! PELO CONVIVIO, PELO PERCURSO, PELA ACÇÃO!!!! 

 

Ponto de encontro: 9h00 em Góis, no Lg. da Câmara Municipal de Góis

Duração: O dia todo. Após um enquadramento inicial, faremos uma caminhada e ao mesmo tempo iremos realizar a reflorestação.

Material que os participantes devem trazer: roupa leve e confortável para sujar, agasalho, luvas, reforço alimentar, água.

Preço por pessoa: Gratuito

 

 

 

Vamos reflorestar a Serra da Lousã III – Castanheira de Pêra (Coentral)

15 Dezembro (sábado) Tem aqui mais uma oportunidade para deixar o sofá, a televisão e passar um dia ao ar livre e a participar no Futuro de uma REDE NATURA 2000.

 

Por relatos chegados até hoje, sabe-se que a serra tinha um coberto florestal, constituído por carvalhais e soutos, um dos trabalhos da Lousitânea é reproduzir espécies autóctones em viveiro e depois reintroduzi-las na serra, aumentando assim a biodiversidade, e reduzindo o risco de incêndio!

A época ideal para transplantes é no Inverno e princípio da primavera, razão pela qual estas actividades são realizadas nesta época do ano.

 

Ponto de encontro: 9:30 Na rotunda da nora, à entrada de Castanheira de Pêra. Duração: O dia todo. Após um enquadramento inicial, serão iniciados os trabalhos de reflorestação

 Material que os participantes devem trazer: roupa leve e confortável para sujar, agasalho, luvas, reforço alimentar, água.

 

 

 

O valor das actividades reverte como donativo à Lousitânea e permitirá cobrir os custos relacionados com a reflorestação autóctone da Serra da Lousã.

 

Estas iniciativas podem ser realizadas noutras datas para grupos formais ou informais, escolas, empresas ou outros desde que seja previamente contactada a Lousitânea.

 

 

INSCRIÇÕES:

- Nome, contacto telemóvel

- Para os sócios da Lousitânea – nº de sócio

As inscrições poderão ser feitas através:

- tel/fax: 235 77 86 44  - mail: lousitanea@sapo.pt  - telemóvel: 96 9847852 (Valdemar ou Isabel)

 

A Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã é uma associação de conservação da natureza e de valorização do património e cultura da Serra da Lousã.

Organizamos diversas iniciativas relacionados com a temática do repovoamento arbóreo e arbustivo autóctone da Serra da Lousã e combate às espécies infestantes, tendo como base logística o viveiro de espécies autóctones de Vila Nova do Ceira, que se encontra actualmente a reproduzir espécies como o Azereiro, o azevinho, o carvalho, o folhado, o loureiro, o sobreiro e o teixo. Estes eventos têm como objectivo: combater espécies infestantes; apanhar sementes; transplantar espécies; estimular a interpretação ambiental; plantar árvores.

 

ALOJAMENTOS NA REGIÃO

CASA DE CAMPO DA COMAREIRA DE GÓIS - LOUSITÂNEA

Os participantes nestas actividades podem ficar alojados na Casa da Comareira de Góis (Casa de Campo), unidade hoteleira com 3 quartos gerida pela Lousitânea, situada numa das aldeias de xisto da Serra da Lousã. Já sabem os sócios da Lousitânea têm desconto de 10%. As receitas revertem para o Fundo de Preservação da Serra da Lousã.  Contactos – 235 77 8644 /96 9847852 / lousitanea@sapo.pt .

 

Outros alojamentos

- Casa da Cerejinha – na Aldeia da Pena – contactos – 914009194 / margab@mail.telepac.pt

- Casa de S. Francisco – Chã de Álvares – 938097665 / 210353075 / 235581002 /casasaofrancisco@sapo.pt  

Poderá encontrar outras sugestões de actividades na região em www.transserrano.com

 

SERRA DA LOUSÃ… UMA SERRA DE ENCANTOS!!!

 

 

Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de
mensagens comerciais: Qualquer mensagem deverá estar claramente identificada
com os dados do emissor e deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser
removido da lista. Para ser removido da nossa lista, deverá responder a este
e-mail com o titulo "remover". (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu;
Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).

 

Pela Serra da Lousã - Uma Serra de Encantos!
 
Lousitânea - Liga de Amigos da Serra da Lousã
Lg. Francisco Inácio Dias Nogueira, 2 r/c
3330-308 GÓIS
Tel/fax: 235778644
lousitanea@sapo.pt
www.lousitanea.no.sapo.pt
Link do postPor Marta Santos, às 13:25  Comentar

De sex shop a 12 de Fevereiro de 2011 às 00:16
mto bom

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Outubro 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
13

14
15
16
17
18
19
20

24
25
26
27

28
29
30
31


Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Se ao invés disso eles eram animais que serão bloq...
Olá, parabéns pelo blog!Conte conosco para dicas e...
Posts mais Comentados
50 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO