9.10.07
O primeiro relatório sobre a implantação do Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água PNUEA ), entregue ao Ministério do Ambiente em Março, ainda não foi aprovado, mas o Instituto da Água Inag ) acredita que o documento poderá estar operacional até ao final do ano.
 
«Esperamos que o programa esteja pronto ainda este ano», confirmou Orlando Borges, presidente do Inag , ao AmbienteOnline . Se assim for, o PNUEA , aprovado em 2005 através de uma resolução de Conselho de Ministros, poderá até ser conhecido na mesma altura em que se espera que seja publicado o regime económico-financeiro da água.
 
Embora o segundo relatório ainda não esteja concluído, já existem algumas certezas. Apesar do documento original prever 89 medidas tendo em vista um uso mais eficiente dos recursos hídricos, as restrições orçamentais dos vários agentes envolvidos levou à redução das medidas consideradas prioritárias. «Vamos propor acções que produzirão efeitos mais imediatos e de maior magnitude, mas que terão menos impacto do ponto de vista de investimentos a realizar», revela Pedro Mendes, chefe do departamento de planeamento e gestão do domínio hídrico do Inag . A medição e a sensibilização nas escolas são algumas das que terão mais relevância. «É preciso que as novas gerações possam ter uma cultura da água diferente da actual», explica.
 
Por outro lado, «será feita uma aposta em tudo o que pertença ao domínio público, não só porque está em causa o dinheiro de todos, mas porque pretendemos também que funcione como exemplo», acrescenta.
 

Nos sistemas públicos de abastecimento de água deve ser promovida, por exemplo, a redução de perdas de água e a utilização de águas residuais urbanas tratadas, que constituem uma das principais fontes de ineficiência.

 

Tânia Nascimento /Ambiente Online

Link do postPor AndréV, às 11:30  Comentar

De Gustavo Fichter a 23 de Março de 2008 às 04:55
Parabéns pelo excelente blog em defesa do Verde e da Natureza.
Abraços
Gustavo Fichter

De Marisol Vera a 12 de Julho de 2011 às 13:33
Olá,  é o dever de todos e principalmente dos organismos competentes alertar e sensibilizar a população a  tomar medidas drásticas  para o uso deste bem tão precioso como é a água.

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Outubro 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
13

14
15
16
17
18
19
20

24
25
26
27

28
29
30
31


Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
para tu informação eu acho que tu não sabes muito ...
Olá!! Eu tenho o meu porquinho faz já algum tempo,...
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Posts mais Comentados
51 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO