12.9.07



A descarga para o braço sul do rio Mondego de diversos agentes poluentes está a preocupar as associações ambientais Pró-Fauna e AquaMondego. Mas a situação parece já não ser nova, como explicou ao nosso Jornal José Luís Ribeiro, da Pró-Fauna. «Da nossa parte, há anos que andamos a denunciar as descargas permanentes junto às conserveiras, de óleos e cargas enormíssimas de matéria orgânica, com temperaturas elevadas, poluentes que, em maré enchente entra para dentro do estuário prejudicando as áreas mais sensíveis».


Mas aquele responsável vai mais longe e fala ainda de «lixeiras a céu aberto com peixe em putrefacção, sendo que estão permanentemente a abrir novas lixeiras, o que é um verdadeiro escândalo», afirma, recordando que a associação a que pertence tem dado conta da situação a diversos organismos, mas «as instituições oficiais, quando tomam conhecimento não surte qualquer efeito, não estão sensibilizadas, é um processo burocrático que não se traduz em nada por parte dos prevaricadores».
«Continuam a fazer o mesmo, apesar de serem produtos altamente poluentes», frisa o professor universitário, com diversos trabalhos efectuados sobre os impactos negativos do estuário «que têm a ver com esta situação». Mais, «prejudica de forma incrível, toda a aquacultura a montante, sal e piscicultura, com diminuição drástica da qualidade da água»., adianta.

Mas não é só esta associação que está preocupada. Também os elementos da AquaMondego têm estado atentos e manifestam-se inquietos com a situação. «A semana passada aconteceu algumas vezes, e hoje na ponte, vi a mancha bastante grande pela margem do rio e a sair muita espuma da tubagem, supostamente de uma estação de tratamento que deveria existir e parece que não existe», frisou, focando que os detritos poderão ter origem na(s) conserveira(s). «Era espuma e água gordurosa a sair da fábrica», disse, preocupado até porque têm existido «problemas com as obras da ponte e morreu muito peixe, continuam-se a fazer descargas e não há fiscalização», adiantou.
Atendendo ao foco de alegada poluição e ao «mau» cheiro que se sentia, no local esteve uma equipa de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR, do Destacamento de Montemor-o-Velho. «Houve uma denuncia de mau cheiros e face à situação a equipa efectuou a recolha de água do local em causa, que foi entregue no laboratório para ser analisada», explicou fonte daquele Destacamento, adiantando que a actuação irá depender do resultado das análises. No entanto, sustentou, «há duas firmas que eventualmente estarão na origem das descargas, uma tem ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) e a outra não. Relativamente à que tem, se os parâmetros estiverem normais, nada será feito, quanto à outra, será levantado um auto de notícia por contra-ordenação», disse.
Entretanto, ainda segundo apuramos, ontem ao longo de todo o dia, uma equipa da ASAE esteve nas fábricas conserveiras, mas o resultado só hoje será conhecido. Da assessoria de imprensa daquele organismo, veio a confirmação de que a operação decorreu a nível nacional, numa «acção efectiva às indústrias conserveiras», que passou pela Figueira, toda a região Centro e Algarve. 

Fonte: Diário de Coimbra
Link do postPor Marta Santos, às 17:40  Comentar

De Arth-wr Limma a 11 de Outubro de 2007 às 01:35
É bom encontrar sempre alguém que se preocupe com o ambiente. Pode ser que um dia os humanos se respeitem mais para respeitarem o seu planeta.
Gostei de visitar este blog.
Artur Moura

Visite o meu Blog "Poemas & Ideias".


Visite o meu Blog "O Moscardo".


Visite o meu Blog "Quem foi afinal Cristóvão Colombo?".


Visite o meu Blog "PortugalOeste".



Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Setembro 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
13
15

16
17
19
20
21
22

23
24
26
27
28
29



Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
para tu informação eu acho que tu não sabes muito ...
Olá!! Eu tenho o meu porquinho faz já algum tempo,...
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Posts mais Comentados
51 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO