27.8.07

Um grupo de turistas teve a desagradável surpresa de assistir à arpoagem, por pescadores nipónicos, de uma baleia que tinham acabado de observar ao largo da ilha de Hokkaido (norte do Japão), escreve hoje o diário Mainichi Shimbun.

As duas dezenas de turistas, entre os quais estrangeiros, viajavam numa embarcação de observação na esperança de ver cetáceos no mar de Okhotsk e de facto viram uma baleia no estreito de Baird, mas esta estava a ser arpoada por um um navio baleeiro.

Segundo o jornal, vários turistas sentiram-se nauseados perante o sangrento espectáculo e as crianças entraram em choque.

A baleia de Baird (Berardius bairdii), contudo, não é considerada uma espécie ameaçada, de acordo com o jornal Mainichi Shimbun.

As saídas para o mar para observar cetáceos tornou-se uma indústria em plena expansão em Hokkaido e noutros lugares do Japão, mas esta actividade dificilmente se conjuga com a tradição nipónica da caça à baleia.

O Japão contorna todos os anos a moratória internacional em vigor desde 1986 pescando um milhar de baleias para fins «científicos», o que lhe vale sistemáticas criticas das associações ecologistas anglo-saxónicas.

O governo japonês esforça-se por defender a práctica de caça à baleia, que considera como fazendo parte das tradições culturais e culinárias nacionais.

Diário Digital / Lusa

Link do postPor Ventura, às 21:37  Comentar

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Agosto 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
16
17

19
21
22
23
24
25

26
28
29
30
31


Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Se ao invés disso eles eram animais que serão bloq...
Olá, parabéns pelo blog!Conte conosco para dicas e...
Posts mais Comentados
50 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO