14.8.07


Na minha zona, junto à serra dos Candeeiros o alecrim é algo que sempre esteve presente, e onde os nossos avós nos contam histórias em que se faziam grandes fogueiras de alecrim pelos santos que perfumavam toda a aldeia, mas os tempos mudam e hoje o alecrim está integrado em zonas protegidas e já nada é como antes.

O alecrim ou rosmaninho (Rosmarinus officinalis) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.

Arbusto muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas, opostas, lanceoladas. A parte inferior das folhas é de cor verde-acinzentada, enquanto a superior é quase prateada. As flores reúnem-se em espiguilhas terminais e são de cor azul ou esbranquiçada. O fruto é um aquênio. Floresce quase todo o ano e não necessita de cuidados especiais nos jardins.

Toda a planta exala um aroma forte e agradável. Utilizada com fins culinários, medicinais, religiosos, a sua essência também é utilizada em perfumaria, como por exemplo, na produção da água-de-colônia, pois contém tanino, óleo essencial, pinere, cânfora e outros princípios ativos que lhe conferem propriedades excitantes, tônicas e estimulantes.

A sua flor é muita apreciada pelas abelhas produzindo assim um mel de extrema qualidade. Há quem plante alecrim perto de apiários, para influenciar o sabor do mel.


Quis também a tradição que se fizesse uma música sobre este agradável arbusto. Pergunto-me se todos vocês a conhecerão...

Alecrim, alecrim aos molhos,
por causa de ti choram os meus olhos.
Ai, meu amor, quem te disse a ti
que a flor do monte era o alecrim?!


Alecrim, alecrim dourado,
que nasce no monte sem ser semeado.
Ai, meu amor, quem te disse a ti
que a flor do monte era o alecrim?!
Link do postPor Marta Santos, às 13:05  Comentar

De leprechaun a 15 de Agosto de 2007 às 01:22
Mas claro que conheço!... e muito alecrim mereço!!!

Agora já não o tenho, mas em tempos usava-o para perfumar o quarto e a roupa... mormente o meu barretinho... verdinho de Gnominho... ó linda Marta Sininho!!! :D

Olha, agora vou nanar e para sonhar contigo... ou a tua alma perfumada!... vou pôr um espelho sob a almofada!!!

Pois se não te mostras cá à gente...

Rui leprechaun

(...eu uso a magia mais potente!!! :))

De joão palmela a 22 de Agosto de 2007 às 15:32
Artigo bem conseguido, no entanto convêm salientar que o Alecrim e o Rosmaninho, não são a mesma planta uma vez que a planta conhecida pelo nome vulgar de Rosmaninho é a Lavanda stoechas . Espero apenas com esta minha modesta contribuição estar a servir para o esclarecimento do assunto.
Um Abraço Amigo,
João Palmela

De joão palmela a 22 de Agosto de 2007 às 15:37
Só mais uma achega o nome correcto será Lavandula stoechas .

João Palmela

De Juca a 23 de Setembro de 2009 às 18:38
Boa tarde pessoal!

Meus parabéns ao autor deste artigo!
Também escrevo para informá-los sobre a QUINARÍ, uma empresa que dispõe de uma enorme variedade de óleos essenciais. São mais de 50 tipos, todos 100% puros e de ótima procedência. A QUINARÍ é referência nacional neste segmento! Afinal, vende seus óleos para todo o Brasil há anos através de sua loja virtual – bem elaborada e de fácil navegação! Visite-os:

www.quinari.com.br
(Categoria Óleos Essenciais)

Sempre compro meus óleos lá!
Ah, eles também vendem diversos tipos de óleos carreadores!
Entregam em sua casa...em qualquer lugar do Brasil!

Abraços

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Agosto 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
16
17

19
21
22
23
24
25

26
28
29
30
31


Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
para tu informação eu acho que tu não sabes muito ...
Olá!! Eu tenho o meu porquinho faz já algum tempo,...
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Posts mais Comentados
51 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO