17.7.07
Esta semana deixo-vos com o parque Natural do Sudoeste alentejano e Costa Vicentina que se localiza no sul do país como se pode ver no mapa:



Escolhi este destino visto que estamos em época de férias e muitas pessoas aproveitam para se dirigir ao sul do país, Algarve, e assim sendo podem fazer uma paragem no caminho e descobrir este local.

Uma pequena descrição do local:

Faixa litoral marginada por um planalto costeiro com falésias abruptas e muito recortadas que escondem pequenas praias de areia.

Acrescentem-se troços de arriba baixa, cordões dunares, um infindável cortejo de ilhotas e recifes, a ilha do Pessegueiro, o estuário do Mira, o cabo Sardão, o promontório de Sagres... Os xistos de Arrifana e Odeceixe e os calcários de Sagres contrastam com sistemas dunares tão diversos quanto os de Milfontes ou do Sardão. Há um estranho recife de coral na Carrapateira.

As plantas lutam contra a rudeza do solo e a franca exposição aos ventos e à salinidade marinha. Abundam os endemismos botânicos nomeadamente nas zonas de Sagres - São Vicente e Carrapateira. Há trechos bem conservados de vegetação dunar, um ou outro sapal e bosquetes de sobreiro e medronheiro em barrancos menos acessíveis.

Nas falésias poisam Corvos-marinhos e Pombos-da-rocha. As cegonhas e as garças levam o inédito ao ponto de erguerem ninhos em rochedos em pleno mar. Este litoral é ainda importante corredor migratório para numerosos passeriformes, limícolas, aves de presa e aves marinhas. Há populações costeiras de Lontra adaptadas à vida marinha e abundância de peixe.

Dizer Sudoeste é também falar em vestígios pré-históricos, testemunhos fenícios, árabes e romanos bem como construções defensivas de séculos mais recentes. Pequenos aglomerados dispersos fazem o presente, poiso de homens do campo, não raro, ligados ao mar. Aos que lá vivem juntam-se, cada vez mais, os que lá vão, atraídos por paisagens mais próximas da ideia que muitos se fazem do natural.

Para não massar com demasiada informação num só post aqui ficam alguns links para os interessados:

Como chegar

centros de informação

Património cultural

Fauna

Para além desta podem encontar ainda putras informações aqui  e aqui

Fiquem com algumas fotos:


um réptil do parque



Uma praia da costa vicentina


Mais uma foto duma praia


Uma espécie vegetal típica da região


Uma lontra


Fortaleza de Sagres



Um excelente sítio para conjugar muito do que a natureza tem de melhor, praia, campo e cultura. Um bom local para as férias de Verão e comunhão com a natureza
Link do postPor Marta Santos, às 10:28  Comentar

De Daniela a 17 de Julho de 2007 às 21:09
excelente post! tuda a informação capaz de nos seduzir a uma visitinha!

cativou-me completamente! belas imagens que estas zona proporciona!

beijinhos ^^

De André a 18 de Novembro de 2007 às 23:13
As fotografias são muito cativantes...Mas faz(façam) como eu...vão até lá...Quem gostar de praia..esta é perfeita.Gostei muito (mesmo!)
Tirei fotos girissimas:)

De Ventura a 17 de Julho de 2007 às 23:31
Muito bom mesmo! Ainda este ano fui lánuma saida de campo e posso dizer que o parque é lindo! Paisagens lindíssimas, fauna e flora característica da zona...merece claro uma nova visita!
Bj

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Julho 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9

21

22

29


Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Se ao invés disso eles eram animais que serão bloq...
Olá, parabéns pelo blog!Conte conosco para dicas e...
Posts mais Comentados
50 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO