1.6.07
Olá a todos os leitores do verde,

Hoje é dia 1 de Junho, um dia que vamos considerar muito importante. Não só por ser dia da criança, isso já todos nós sabemos, mas também porque é um dia verde, pois vai entrar em vigor o REACH.

O que é o REACH??

REACH – Regulação, Avaliação e Autorização de substâncias químicas,

trata-se da nova politica europeia para o uso de substâncias químicas, que pertende dar uma nova orientação aos produtos químicos que circulam na Europa. Contudo apenas com o esforço de todos se poderá concretizar...


O que pretende o REACH, quais as vantagens e desvantagens?

Actualmente, mais de 90% das substâncias existentes não foi testada quanto aos seus impactos para a saúde humana e o ambiente. O Regulamento REACH pretende, ao longo dos próximos 12 anos, substituir por alternativas mais seguras químicos que são persistentes e bioacumulativos ao mesmo tempo que as empresas terão que disponibilizar informação ligada às áreas da saúde e da segurança para os químicos que produzem ou importem para a Europa em volumes elevados.

Mas nem tudo foi considerado, o Parlamento e Conselho Europeus deixaram na aprovação final, de fora milhares de químicos que deveriam ter sido considerados, e que não serão portanto avaliados quanto à sua segurança ambiental e de saúde pública. O que vai levar a que químicos potencialmente cancerigenos, mutagénicos, ... , continuarão a ser utilizados em produtos para fins de consumo.

A legislação REACH prevê inúmeras revisões ao longo da sua vigência. Estas revisões darão à Comissão Europeia e aos Estados-membros a oportunidade de colmatar as falhas agora existentes.
Esperemos.

A situação portuguesa em relação ao REACH.

Ao que se sabe Portugal ainda pouco ou nada estabeleceu acerca deste programa, não estando ainda clarificada a distribuição das competências inerentes à aplicação do Regulamento, isto quando faltam poucos dias para a sua entrada em vigor.





É importante compreender que a aplicação deste regulamento é um desafio para os Estados, para os cidadãos e para as organizações que os representam, mas é principalmente um desafio para as empresas que produzem e utilizam as substâncias que estarão sujeitas ao regulamento.

P.S: fonte de informação Quercus
Link do postPor Marta Santos
Editado por Daniela em 25/06/2007 às 19:06, às 12:07  Comentar

De Daniela a 1 de Junho de 2007 às 15:52
realmente tinhas razao...assim vamos aprender muitas coisas verde!! =DD

gostei do post...sinceramente desconhecia a existencia deste tal "REACH"...

beijinhos

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Junho 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
13
15
16

17
18



Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
para tu informação eu acho que tu não sabes muito ...
Olá!! Eu tenho o meu porquinho faz já algum tempo,...
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Posts mais Comentados
51 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO