13.7.07

Concerteza que todos vocês sabem o que é e, já ouviram falar. Mas como nunca é demais relembrar, deixo-vos aqui alguma informação acerca deste assunto, nomeadamente, uma pequena "definição" e as principais vantagens da sua utilização.


 

Define-se papel reciclado como o papel produzido com uma tecnologia específica, utilizando como matéria-prima exclusiva o papel usado pelo consumidor. A sua recolha selectiva evita que o papel seja eliminado, recuperando assim a fibra celulósica, a qual, sem esta tecnologia de recuperação, se converteria numa perda económica e ambiental. Dispõe-se assim, de um novo produto com uma qualidade equivalente à dos papéis tradicionais, produzidos com posta química.


Não se considera como reciclado o produto produzido com papel reutilizado dentro do circuito interno de fabrico de papel ou procedente do circuito de transformação de bobines em resmas, com o objectivo de fabricar produtos de consumo final que se caracterizam por um grau elevado de brancura.



As principais vantagens do papel reciclado na perspectiva do envolvimento natural são:

  • Diminuição da necessidade de recursos naturais, que aliviará a pressão que existe sobre as massas florestais, permitindo a sua exploração mais racional. Isto favorecerá o aumento do coberto vegetal do Planeta, contribuindo para absorver o CO2 produzido pelos consumos energéticos.
  • Poupança de 62,5% no consumo de energia primária, ao reutilizar as fibras celulósicas, evitando o emprego de dispendiosos processos químicos ou mecânicos para a sua obtenção.
  • Poupança de 86% na utilização de água para o fabrico de papel.
  • Diminuição global de 92% nos níveis de contaminação de água, atmosfera e elementos sólidos.
  • Diminuição do crescimento das lixeiras, ao evitar a acumulação dos materiais sólidos e recuperar a fibra celulósica. Nas sociedades desenvolvidas chega a representar até 30% do volume dos R.S.U. (Resíduos Sólidos Urbanos).
  • O papel reciclado pode recuperar-se sucessivamente para voltar à fábrica, já que na sua técnica de fabrico não destroí as fibras nem as suas propriedades físico-mecânicas.
  • Alta qualidade de produto e, em consequência, grande rendimento, o que benefecia o ambiente pela poupança de recursos que origina.

Link do postPor Daniela, às 21:10  Comentar

De Nuno Gil a 12 de Maio de 2008 às 17:40
Gostaria de saber se é possível ajudarem num trabalho sobre "recursos energéticos" ?

Cumprimentos,

De AndréV a 12 de Maio de 2008 às 19:46
esteja à vontade,

se quiser mande-me um e-mail ou ponha aqui um comentário que até é capaz de virem outras pessoas e responderem por mim

o meu mail é andre.f.veiga@gmail.com

De Nuno Gil a 12 de Maio de 2008 às 19:57
O meu e-mail é nunogil_17@hotmail.com

Eu gsotava que me mandassem alguns tópicos sobre " recursos energéticas ". Ou se já fizeram algum trabalho sobre este tema que me mandassem.
Cumprimentos,

De AndréV a 12 de Maio de 2008 às 20:15
os recursos energéticos dividem-se em dois tipos: os renováveis e os não renovaveis. talvez seja melhor enviar-me um mail para eu peceber em que quer ajuda

De Nuno Gil a 12 de Maio de 2008 às 21:08
É assim se ja tiver trabalho feito ou algo parecido eu agradecia que me enviasse. O trabalho tem o tema recursos energeticos!

De AndréV a 13 de Maio de 2008 às 10:29
sobre esse tema nao temos,

peço desculpa

mas a internet tem tantas informações sobre isso, e até trabalhos já feitos

De Marcelo a 10 de Abril de 2010 às 04:10
Além de todas estas vantagens, a reciclagem de papel é mais simples de se fazer na perspectiva do usuário.

Att,
Marcelo

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Julho 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9

21

22

29


Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
para tu informação eu acho que tu não sabes muito ...
Olá!! Eu tenho o meu porquinho faz já algum tempo,...
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Posts mais Comentados
51 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO