13.7.07

Concerteza que todos vocês sabem o que é e, já ouviram falar. Mas como nunca é demais relembrar, deixo-vos aqui alguma informação acerca deste assunto, nomeadamente, uma pequena "definição" e as principais vantagens da sua utilização.


 

Define-se papel reciclado como o papel produzido com uma tecnologia específica, utilizando como matéria-prima exclusiva o papel usado pelo consumidor. A sua recolha selectiva evita que o papel seja eliminado, recuperando assim a fibra celulósica, a qual, sem esta tecnologia de recuperação, se converteria numa perda económica e ambiental. Dispõe-se assim, de um novo produto com uma qualidade equivalente à dos papéis tradicionais, produzidos com posta química.


Não se considera como reciclado o produto produzido com papel reutilizado dentro do circuito interno de fabrico de papel ou procedente do circuito de transformação de bobines em resmas, com o objectivo de fabricar produtos de consumo final que se caracterizam por um grau elevado de brancura.



As principais vantagens do papel reciclado na perspectiva do envolvimento natural são:

  • Diminuição da necessidade de recursos naturais, que aliviará a pressão que existe sobre as massas florestais, permitindo a sua exploração mais racional. Isto favorecerá o aumento do coberto vegetal do Planeta, contribuindo para absorver o CO2 produzido pelos consumos energéticos.
  • Poupança de 62,5% no consumo de energia primária, ao reutilizar as fibras celulósicas, evitando o emprego de dispendiosos processos químicos ou mecânicos para a sua obtenção.
  • Poupança de 86% na utilização de água para o fabrico de papel.
  • Diminuição global de 92% nos níveis de contaminação de água, atmosfera e elementos sólidos.
  • Diminuição do crescimento das lixeiras, ao evitar a acumulação dos materiais sólidos e recuperar a fibra celulósica. Nas sociedades desenvolvidas chega a representar até 30% do volume dos R.S.U. (Resíduos Sólidos Urbanos).
  • O papel reciclado pode recuperar-se sucessivamente para voltar à fábrica, já que na sua técnica de fabrico não destroí as fibras nem as suas propriedades físico-mecânicas.
  • Alta qualidade de produto e, em consequência, grande rendimento, o que benefecia o ambiente pela poupança de recursos que origina.

Link do postPor Daniela, às 21:10  Comentar

De Nuno Gil a 12 de Maio de 2008 às 17:40
Gostaria de saber se é possível ajudarem num trabalho sobre "recursos energéticos" ?

Cumprimentos,

De AndréV a 12 de Maio de 2008 às 19:46
esteja à vontade,

se quiser mande-me um e-mail ou ponha aqui um comentário que até é capaz de virem outras pessoas e responderem por mim

o meu mail é andre.f.veiga@gmail.com

De Nuno Gil a 12 de Maio de 2008 às 19:57
O meu e-mail é nunogil_17@hotmail.com

Eu gsotava que me mandassem alguns tópicos sobre " recursos energéticas ". Ou se já fizeram algum trabalho sobre este tema que me mandassem.
Cumprimentos,

De AndréV a 12 de Maio de 2008 às 20:15
os recursos energéticos dividem-se em dois tipos: os renováveis e os não renovaveis. talvez seja melhor enviar-me um mail para eu peceber em que quer ajuda

De Nuno Gil a 12 de Maio de 2008 às 21:08
É assim se ja tiver trabalho feito ou algo parecido eu agradecia que me enviasse. O trabalho tem o tema recursos energeticos!

De AndréV a 13 de Maio de 2008 às 10:29
sobre esse tema nao temos,

peço desculpa

mas a internet tem tantas informações sobre isso, e até trabalhos já feitos

De Marcelo a 10 de Abril de 2010 às 04:10
Além de todas estas vantagens, a reciclagem de papel é mais simples de se fazer na perspectiva do usuário.

Att,
Marcelo

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Julho 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9

21

22

29


Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Se ao invés disso eles eram animais que serão bloq...
Olá, parabéns pelo blog!Conte conosco para dicas e...
Posts mais Comentados
50 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO