11.7.07
Estamos em pleno Verão altura em que tipicamente os noticiários abrem com notícias relacionadas com os diversos fogos florestais que se propagam pelo país. Nós como cidadãos comuns podemos muitas vezes evitar o pior.

Aqui ficam umas dicas, que muitos já saberão mas vale sempre a pena lembrar

  • Não acendas fogueiras ao ar livre
  • Se fizeres uma fogueira em local devidamente autorizado limpa a área circundante num perímetro de 5 metros, rodeia o local com pedras e tem atenção à intensidade do vento.
  • Mantém sempre por perto uma fonte de água caso ocorra algum imprevisto.
  • Antes de abandonares o local certifica-te que apagaste bem a fogueira com terra e pedras e que não restam brasas acesas.
  • Não deites pontas de cigarros nem fósforos para o chão, caso circules de carro utiliza o cinzeiro do mesmo, caso tenhas mesmo de o fazer certifica-te sempre que deixaste o cigarro completamente apagado
  • Nunca deites fora vidros, plásticos e papéis, trá-los contigo num saco até encontrares um contentor de lixo seguro, para além de poluirem o local que visitas são materiais extremamente inflamáveis, no caso dos plásticos e papéis e no caso dos vidros devido ao sobreaquecimento podem despoletar um incêndio.
  • Caso encontres alguma das situações acima mencionadas faz os possíveis para as corrigires de forma a que tu possas evitar o pior.
Esperemos que todos cumpram religiosamente estes pequenos princípios, para que as florestas portuguesas possam respirar livremente.


Ninguém quer encontrar isto da próxima vez que for ao campo...
Link do postPor Marta Santos, às 10:50  Comentar

De dina a 11 de Julho de 2007 às 16:40
Sinceramente acho deplurável quando somos "inundados" por notícias sobre fogos e mais fogos. É muito desagradável e deveras vergonhoso para nós quando passamos por algum espaço verde e este afinal está queimado.
Há quatro anos, fiz uma pequena visita a Espanha por esta altura. O calor era intenso e fogos já haviam muitos cá em Portugal. Mas o que eu achei mais estranho, foi que na fronteira de Chaves, o lado espanhol está verdíssimo e o lado português estava negro...

De josefina a 26 de Outubro de 2017 às 13:04
para tu informação eu acho que tu não sabes muito bem do que falas, Espanha á quatro anos atrás nem existia, foi só com a união europeia que essa se criou e espero que um dia entendas que o mundo é um disco que gira á volta da lua e segue o caminho de zeus filho de jesus cristo aprende a ler e a ecrever grgo maninha bye bye XOXOX a tua linda gatinha ;)

De Mayara a 27 de Junho de 2010 às 22:49

Achei muito importante esse blog para as pessoas terem conciencia de como prevenir incendios e não trazer riscos a população. Estou fazendo um trabalho sobre os problemas publicos e é uma vergonha de como as autoridades competentes não tomam providencia da situação.

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Julho 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9

21

22

29


Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
para tu informação eu acho que tu não sabes muito ...
Olá!! Eu tenho o meu porquinho faz já algum tempo,...
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Posts mais Comentados
51 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO