Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Blog Verde

O Blog Verde

Contactar o Verde

Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com



Com o F3 – Forest Find Finder, sistema inventado por cientistas portugueses, a detecção e localização exactas de um incêndio e a subsequente transmissão de dados aos meios de socorro demora menos de cinco minutos.

O sistema detecta o foco de incêndio através da análise química da atmosfera, num raio de 15 km, determina a localização exacta e indica a melhor forma de acesso ao local, enviando imagens de alta resolução do incêndio. A informação é enviada em segundos, directamente para a estação de controlo ou para a viatura de intervenção, sem necessidade de intervenção humana.

Para cobrir todo o País, seriam necessários cerca de 300 sistemas F3, o que representaria um investimento de cerca de 30 milhões de euros. «Trata-se de um investimento bastante baixo, comparativamente com o que se gasta anualmente em detecção», frisa João Matos, um dos investigadores responsáveis pelo sistema de detecção e localização de incêndios.

«O Forest Fire Finder é uma ferramenta que apresenta a possibilidade de criar uma malha nacional de detecção. Desta forma, será possível poupar vários milhões de euros, tanto na detecção e combate aos incêndios como nos custos decorrentes dos prejuízos causados pelos fogos», destaca.

O F3 já foi adquirido por uma associação florestal portuguesa. A NGNS, que comercializa o sistema, está também em vias de fechar contrato com empresas de França, Chile, Uruguai, Emirados Árabes Unidos e Irão.

fonte: ambiente online



Esta notícia surge na altura de pico dos incêndios em território nacional, esperemos que as vozes e quem manda e faz estes investimentos não se esqueça da existência destes equipamentos tornando só a lembrar-se dele no próximo Verão.

Semana no Verde


2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver

Comentar:

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.