9.7.07


Com o F3 – Forest Find Finder, sistema inventado por cientistas portugueses, a detecção e localização exactas de um incêndio e a subsequente transmissão de dados aos meios de socorro demora menos de cinco minutos.

O sistema detecta o foco de incêndio através da análise química da atmosfera, num raio de 15 km, determina a localização exacta e indica a melhor forma de acesso ao local, enviando imagens de alta resolução do incêndio. A informação é enviada em segundos, directamente para a estação de controlo ou para a viatura de intervenção, sem necessidade de intervenção humana.

Para cobrir todo o País, seriam necessários cerca de 300 sistemas F3, o que representaria um investimento de cerca de 30 milhões de euros. «Trata-se de um investimento bastante baixo, comparativamente com o que se gasta anualmente em detecção», frisa João Matos, um dos investigadores responsáveis pelo sistema de detecção e localização de incêndios.

«O Forest Fire Finder é uma ferramenta que apresenta a possibilidade de criar uma malha nacional de detecção. Desta forma, será possível poupar vários milhões de euros, tanto na detecção e combate aos incêndios como nos custos decorrentes dos prejuízos causados pelos fogos», destaca.

O F3 já foi adquirido por uma associação florestal portuguesa. A NGNS, que comercializa o sistema, está também em vias de fechar contrato com empresas de França, Chile, Uruguai, Emirados Árabes Unidos e Irão.

fonte: ambiente online



Esta notícia surge na altura de pico dos incêndios em território nacional, esperemos que as vozes e quem manda e faz estes investimentos não se esqueça da existência destes equipamentos tornando só a lembrar-se dele no próximo Verão.
Link do postPor Marta Santos, às 19:03  Comentar

De limaverde a 9 de Julho de 2007 às 19:51
Era sem dúvida um óptimo investimento na protecção das florestas portuguesas! Ontem vi a notícia de que vão instalar uma coisa parecida(pelo menos foi o que percebi) em Vila de Rei, zona que à uns anos viu quase toda a sua àrea florestal queimada não sei se lembram.
Mais info: http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1298876

Bj*

De segDATA a 16 de Junho de 2010 às 19:10
Novo site da segDATA no ar!
Acesse: <a href="http://www.segdata.com.br/">http://www.segdata.com.br/</a>

Olá a todos! Aqui está um novo blog "verde" por sinal, aqui ficarão registados pequenos apontamentos acerca do nosso mundo natural, ecologia, ambiente, entre outros... O objectivo? Aprendermos todos um pouco mais. Esperemos que gostem!
Pesquisar no Verde
 
Julho 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9

21

22

29


Semana no Verde

2ª feira - Fauna & Flora
ver
3ª - Locais Verdes
ver
4ª - Conselhos Verdes
ver
5ª feira - Imagem Verde da Semana
ver
6ª feira - Blog/Associação Verde da Semana
ver
www.greenpeace.pt
Contactar o Verde
Se tiver algo a dizer sobre o Verde, não hesite em contactar-lo. A sua opinião será sempre útil e bem vinda. Os contactos são: daniela_urbano1@hotmail.com andre.f.veiga@gmail.com
Comentários Recentes
Obliglado devem ser estabelecidas regras têm siste...
Se ao invés disso eles eram animais que serão bloq...
Olá, parabéns pelo blog!Conte conosco para dicas e...
Posts mais Comentados
50 Comentários
28 Comentários
blogs SAPO